Eleições 2016JudiciárioPolítica

ELEIÇÕES 2016. Santa Maria já tem 200 mil eleitores. Mas marca ainda é “ameaçada” por recadastramento

Se a eleição fosse hoje, tudo ok. O problema é o tal de recadastramento. Ele acontecerá?
Se a eleição fosse hoje, tudo ok. O problema é o tal de recadastramento. Ele acontecerá?

O número exato não foi confirmado. Mas é certo que, desde a tarde deste 1º de abril (e não é mentira) Santa Maria tem 200 mil eleitores. Este é o número mínimo para que exista a possibilidade de uma eleição para prefeito ter dois turnos – se nenhum candidato obtiver 50% mais um dos votos válidos.

Isso significa, então, que em 2016 essa possibilidade vira realidade? Sim. Ou não. Depende do recadastramento biométrico. Se ele for feito até lá, é bastante provável que ocorra uma redução que inviabilizaria a marca. Por que se diz isso? Porque essa é a média encontrada em todas as comunas que já passaram pelo processo. A causa mais apontada é a existência de muitos eleitores mortos e cujos familiares, compreensivelmente, nunca foram descadastrar.

Ah, mas por enquanto são 200 mil, como você pode conferir no material publicado no sítio oficial do Tribunal Regional Eleitoral. A seguir:

Santa Maria atinge a marca de 200 mil eleitores

Nesta terça-feira (1º), o município de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, atingiu a marca de 200 mil eleitores. Caso o número se mantenha até o dia 7 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, a cidade se torna uma das cinco do Estado que estarão aptas a receber o voto em trânsito para presidente e vice-presidente de República, nas Eleições 2014.  Além disso, se não houver revisão do eleitorado santa-mariense até 2016, em função do recadastramento biométrico em andamento no Brasil, o município deve ter segundo turno no próximo pleito municipal – a revisão pode causar um recuo do número de eleitores.

Santa Maria é o quinto colégio eleitoral gaúcho. Os quatro primeiros são Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Canoas, nesta ordem.

Voto em trânsito para presidente

Se o eleitor não estiver em seu domicílio eleitoral no primeiro e/ou no segundo turnos das Eleições 2014, poderá votar para presidente e vice-presidente da República em urnas especialmente instaladas nas capitais e nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Para votar em trânsito, o eleitor deverá procurar qualquer Zona Eleitoral do território nacional, no período de 15 de julho a 21 de agosto de 2014, apresentar documento oficial com foto e indicar o local em que pretende votar.”

PARA LER OUTRAS NOTÍCIAS ORIUNDAS DO TRE, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo