Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

Istambul, por que conhecer – por Carlos Costabeber

turquia carlinhosEstamos retornando de Istambul (Angela e eu), numa viagem que a Superauto ganhou da Ford. Na realidade, poderíamos ter escolhido qualquer capital da Europa, mas a opção pela Turquia foi imediata. Istambul é uma cidade que ainda não conhecíamos, tem vôo diário direto de São Paulo (Turkish Airlines), e principalmente, com uma história fantástica e milenar.

Em principio, viajamos preocupados, por ser um pais muito diferente, com uma língua estranha e muito distante (13 horas do vôo direto). Mas graças a um bom planejamento, e a escolha da época ideal (primavera ou outono), realizamos uma viagem inesquecível. Mas uma decisão foi fundamental! Decidimos investir na contratação de um GUIA EXCLUSIVO e que FALASSE PORTUGUÊS.

Para tanto, recebi a ajuda de um amigo que conhece uma agência de turismo da Turquia, e que atende clientes brasileiros (a “Levante Tours”). Assim, tivemos a companhia do Ekrem Canturk, que por quatro dias nos acompanhou por passeios (maratona) encantadores. E tivemos muita sorte, pois ele não é um guia comum; além de fluente em português (e nem conhece o Brasil), é um verdadeiro historiador e gourmet experiente.

Mas a ideia, nesse espaço, é estimular outras pessoas a criarem a coragem de conhecer a Turquia e países adjacentes (Grécia, Israel, Egito). Por isso, estou listando algumas informações de cunho pessoal:

1) Segurança: possivelmente em razão da religião islâmica, pode-se andar tranquilamente pela cidade. É muito raro encontrar policiais nas ruas;

2) Hotel: escolha o LADO EUROPEU da cidade, pois lá estão concentradas todas as atrações turísticas, além do aeroporto. No lado asiático (90% da área de Istambul) estão os bairros residenciais;

3) Limpeza/conservação: a cidade é muito limpa, e nessa época do ano, todas as avenidas e locais públicos estão cobertos por milhões de TULIPAS – de todas as cores. Realmente espetacular;

4) Câmbio – A Lira Turca se equivale em valor, ao real (LT$ 1,10 x R$ 1,00), facilitando as compras;

5) Preços/Compras: o custo de vida é menor do que o nosso, e nessa época de troca de estação, se compra roupas de qualidade com EXCELENTES PREÇOS (casacos de pelica de cordeiro, maravilhosos, na faixa de 100/150 dólares; sedas, cashmere, …). Mas tem de pechinchar;

6) Ouro: é incrível o número de ourivesarias. E como a oferta é grande, e pechinchando, pode-se fazer uma boa compra;

7) Comunicação: era o nosso temor, não poder se comunicar com as pessoas. Mas foi uma tranquilidade, pois com um INGLÊS BÁSICO, as barreiras acabam. Além disso, nas lojas, hoteis e restaurantes, todos procuram se expressar em português ou espanhol; vá bem tranquilo !

8) Doces: a Turquia é o PARAISO DOS DOCES. A gente fica maravilhado com o tamanho das docerias e da qualidade e variedade dos produtos. Não vi nada igual em outros países. Uma tentação i r r e s i s t i v e l – em Rivera se encontra doces turcos no Shopping;

9) Taxi/Trânsito: o táxi é baratíssimo; em compensação, o trânsito é infernal a qualquer hora do dia ou da semana; buzinam demais;

10) Especiarias: para os apreciadores, o BAZAR DAS ESPECIARIAS é algo indescritível. Tudo o que é condimento do mundo, tem lá, e a granel;

11) Moneycard – Ao invés de levar dinheiro, aconselho levar um CARTÃO PRÉ PAGO do “moneycard”, pois pode-se sacar a moeda local em qualquer lugar da cidade;

12) Aconselho a leitura do Guia Visual da Folha de SP “Istambul”, que é o mais completo que encontrei nas livrarias; inclusive com mapas.

Por fim e pela limitação de espaço, deixo meu email ([email protected]) para quem desejar informações sobre a agência  que atende os brasileiros na Turquia (www.levantetorus.com.tr), e/ou detalhes que possam ajudar a se decidir pela viagem.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Quanto pagaste pelo 4 dias com guia, estava incluído no passeio a Capadócia(conta mais sobre maratona, hospedagem, transporte, restaurante etc)?

  2. Gostaria de saber o custo de um guia de 3 dia em Istambu e se daría para voce me passar direitinho como faço a contração de serviço do guia que voces fizeram a opção.
    Obrigada

  3. Gostaria de saber o custo de um guia de 3 dia em Istambu e se daría para voce me passar direitinho como faço a contração de serviço do guia que voces fizeram a opção.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo