Morreu agora de manhã o ex-reitor da UFSM, Armando Valandro. Seu corpo será velado no plenário da Câmara de Vereadores e o sepultamento está confirmado para o início da tarde de amanhã, no Cemitério Ecumênico Municipal.
Foi reitor da UFSM entre 1981 e 1985, após ter entrado na instituição, a convite do fundador, Mariano da Rocha, em 1962. Atualmente aposentado, cuidava de sua propriedade rural e também exerceu a função de presidente do Clube Caixeiral.
Valandro era, também, um desportista, tendo sido jogador de basquete nos áureos tempos do esporte em Santa Maria, no fim dos anos 50, e na década seguinte. Também atuou no Jocquey Club e teve atuação política, inclusive presidindo a Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido que dava sustentação parlamentar ao regime militar.
Para saber um pouco mais da vida educacional de Valandro, confira uma reportagem originalmente publicada no sítio da UFSM, na então revista eletrônica InfoCampus, por ocasião dos 50 anos da instituição, em texto assinado por Manuela Ilha e Rafael Salles. O material traz bastante informações acerca da vida do ex-reitor, na UFSM. A seguir:
“Hoje, o cotidiano é mais tranqüilo. Os dias são ocupados com a administração de sua propriedade rural e com os compromissos que tem na diretoria do Clube Caixeral de Santa Maria. Armando Vallandro, docente aposentado do Departamento de Microbiologia e Parasitologia e ex-reitor da UFSM, lembra com carinho dos anos que permaneceu na instituição. Diz sentir saudades da docência, assim como do dia a dia da Universidade.
Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1945, Vallandro ingressou na UFSM no início da década de 1960, e foi colega de departamento do professor José Mariano da Rocha Filho. Na Universidade, lecionou em seis diferentes cursos de graduação, assim como atuou ativamente em cargos administrativos da instituição. Entre 1975 e 1978, foi diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR), assumindo em seguida a vice-reitoria, em parceria com o professor Derblay Galvão. Com o término do mandato de Galvão, Vallandro assume a Reitoria, em dezembro de 1982, onde permanece até o final de 1986. Fez da UFSM uma escola de vida. “A Universidade me ensinou muito, e eu sempre fui aluno dedicado”, destaca Vallandro.
Infocampus – Como foi sua entrada e trajetória dentro da UFSM?
Armando Vallandro – Iniciei minha caminhada na Universidade em março de 1963, ingressando na instituição através do professor Mariano. Permaneci no departamento dele, na época Instituto de Microbiologia e Parasitologia. Também o ajudei na fundação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, trazendo gente de Porto Alegre, amigos e colegas meus. Ele perguntou-me o que eu gostaria de lecionar, e eu respondi que gostaria de…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.