POLÍCIA. Secretário reafirma instalação de núcleos comunitários. Mas prefeitura precisa formalizar adesão
O secretário estadual de Segurança, Airton Michels, esteve em Santa Maria nesta terça-feira. Papeou com jornalistas nos veículos de comunicação e coordenou reunião com autoridades de a área que coordena. Mais, entre outras coisas, garantiu a instalação de Núcleos de Policiamento Comunitário na cidade. E o primeiro deles seria na Nova Santa Marta.
Entre os encontros do secretário não esteve, como apurou o editor, algum com o prefeito Cezar Schirmer – que tera que formalizar a adesão da comuna ao projeto a ser implantado em regiões da cidade. Mas, sobre o roteiro de Michels em Santa Maria, quem relata é a assessoria do deputado Valdeci Oliveira, que o acompanhou na agenda do dia. O texto e a foto são de Tiago Dias. A seguir:
“Valdeci acompanha secretário da Segurança em Santa Maria
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) cancelou todas as agendas na Assembleia Legislativa, nesta terça (15), em Porto Alegre, para participar das atividades do secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, em Santa Maria. Além de acompanhar Michels em uma série de entrevistas a veículos de comunicação, o deputado esteve presente na reunião de trabalho entre o secretário e autoridades locais da Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe.
O encontro ocorreu no Sest-Senat e reuniu o comandante da BM na cidade, coronel Jaime Machado; o delegado regional da Polícia Civil, Marcelo Arigony; o delegado penitenciário regional, Armando Maciel; o coordenador de segurança da 2ª Região da Susepe, Júlio Bolzan; o diretor do Instituto Penal, Luciano Schifelbein; e o inspetor da Polícia Civil, Luciano Schimit da Palma.
A reunião serviu para Michels recolher informações sobre a situação da segurança pública no município, que registra uma escalada no número de homicídios neste ano, e para analisar as ações em andamento. “Estamos preocupados com os indicadores recentes de Santa Maria e, por isso, fizemos questão de vir pessoalmente. Vivemos um período atípico, que não condiz com a realidade da cidade”, afirmou o secretário.
Policiamento Comunitário – O secretário confirmou que o Estado já definiu a instalação de núcleos do Programa de Policiamento Comunitário na cidade, com prioridade para o bairro Nova Santa Marta. Como prevê o programa, já implantado em 13 municípios gaúchos e em fase de expansão, os núcleos serão implantados através de convênio com a Prefeitura, que precisa agora confirmar formalmente sua adesão à iniciativa.
“O policiamento comunitário, como pudemos observar pessoalmente em visita a Caxias do Sul na segunda-feira (14), é muito eficiente por ser uma ação de mobilidade, fortemente vinculada às comunidades dos bairros e por ter caráter preventivo. É necessário que a cidade disponha desse serviço o mais rápido possível”, destacou o deputado.
Tribunal de Justiça – O deputado Valdeci realizará uma audiência, nos próximos dias, no Tribunal de Justiça para solicitar agilidade na nomeação do novo juiz titular da Vara de Execuções Criminais (VEC) do município. “Isso é uma carência atual da cidade. Vamos procurar uma solução rápida para isso”, afirmou.”
Em 2012 ocorreram 764 roubos em SM, fora os de veículos que foram 20. Em 2013 foram 1027 e os de veículos foram 25. Latrocínios: 3 em 2012 e 4 em 2013.
E no RS? Homicídios (sempre 2012/2013) foram de 1992 para 1882. Roubos foram de 46214 para 51907. Roubos de veículos foram de 12051 para 11943. Latrocínios foram de 91 para 111.
Quer dizer, diminuiu 5,5% o número de homicídios. Aumentaram 12% os roubos e 22% os latrocínios.
Dados SSP/RS. Se não olhei errado e nem me passei nas contas.
Yuri,
Em nenhum momento o secretário disse que a visita dele resolveria tudo. Inclusive ele afirmou à imprensa que não tem solução imediata. O importante é que o governo do Estado assumiu a situação, jamais negando e muito menos oferecendo solução mágica. Aqui copio um trecho da carta que Airton Michels fez aos santa-marienses. "Na reunião de ontem, me chamou especial atenção as circunstâncias de execução penal e progressão de regime, detalhadas pelas autoridades penitenciárias. Entendemos que isso é um fator que deve ser profundamente considerado – e por nós será – no estudo que estamos realizando.Estive aqui para que cada santa-mariense saiba que pode contar com o Governo do Estado, que também não aceita a atual situação. Minha responsabilidade pública me faz admitir que ainda não temos uma solução imediata para o problema. Entretanto, asseguro que estamos empenhados, juntamente com todas as autoridades da segurança pública do município, na obtenção de melhores resultados para o nosso objetivo permanente: a preservação de vidas." Ps.: não vi nenhum "politiquês" ali.
O bom destes bate papos é que eles são multiuso, resolvem vários problemas de uma verz só, só não resolve mesmo a questão central – Segurança ou insegurança pública; O camarada usa a boa vontade da imprensa que quer ajudar a construir uma solução e coloca-se a disposição, vem o politico com sua perfídia habitual, despeja "policialês" e "juridiquês", conta "causos da carochinha", explica de forma convincente que agora tudo vai melhorar, resolve o seu problema, empurra o problema com a barriga e fica tudo bem, ou tudo como dantes no quartel de Abrantes… Terminado o governo Olívio e continuado o processo, hoje saberíamos se ele é funcional ou não, isso não aconteceu, então agora vamos para o boa e velha "tenteadinha gaudéria" se der algum resultado, ou se não piorar o cenário até outubro; Ufa, nos saímos bem, se não, muda o Embromão Mor.