Câmara de VereadoresPolíticaPrefeitura

POLÍTICA. Schirmer, aos vereadores: “ações são desenvolvidas projetando um grande futuro para SM”

Schirmer também contou novidade: pretende criar a Agência de Desenvolvimento do Turismo
Schirmer também contou novidade: pretende criar a Agência de Desenvolvimento do Turismo

Foi, sim, uma surpresa. Ou, como se dizia antanho, de sopetão. A explicação é uma divergência regimental. Há quem diga que o prefeito teria apenas 60 dias para ir à Câmara fazer o discurso de abertura do ano legislativo. Outros afirmam que seriam 90. Pelo sim, pelo não, e como o prazo primeiro encerra nesta quinta-feira, Cezar Schirmer foi na tarde passada ao Palacete da Vale Machado, sede do parlamento.

Lá, em sessão extraordinária especial (da qual o distinto público só ficou sabendo quando já havia começado), o prefeito fez o seu discurso aos vereadores e à comunidade. Ao mesmo tempo em que relatou suas ações nos cinco anos à frente do Palacete da SUCV, projetou o futuro. E, convenhamos, esbanjou otimismo, diante de uma plateia que contava, entre outros, com um punhado de secretários municipais e assessores de confiança do Prefeito.

Ah, o que ele disse você pode conferir no relato da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores. O texto é de Clarissa Lovatto Barros. A seguir:

Na Câmara, prefeito Schirmer ressalta ações de governo 

O prefeito de Santa Maria, Cezar Augusto Schirmer, compareceu à Câmara de Vereadores nesta terça-feira (15), para participar de sessão extraordinária especial.  O Regimento Interno estipula que, anualmente, dentro de 90 dias do início do período legislativo, a Câmara recebe o chefe do Executivo para apresentação do balanço do último período e exposição de planos para o decorrer do ano.

 Após realizar um tributo póstumo à vereadora Maria de Lourdes Castro, falecida em setembro de 2013, Schirmer explanou que optou em inserir ações do governo nos últimos cinco anos, analisando-as de forma contextualizada, não de maneira pontual como feita no ano anterior.  “O bom governante não é apenas o que governa para o dia a dia, mas aquele que projeta o futuro. Por isso, quero anunciar algumas das medidas tomadas e que dão à administração esta dimensão de presente e de futuro”, comentou. 

Em seu pronunciamento, o prefeito citou o esforço do Executivo para garantir, em conjunto com demais entidades, o início de operações da empresa aérea, ligando Santa Maria a Porto Alegre.  Schirmer destacou que os vereadores têm a possibilidade de aprovar lei substancial para resolver a deficiência no número de táxis na cidade, uma vez que há 43 anos não é realizada um aumento da frota, mesmo com a triplicação do número de habitantes. 

Schirmer ressaltou que o Executivo Municipal está encaminhando o processo de licitação do transporte coletivo com base no Plano de Mobilidade Urbana.  No entanto, revelou que existem 520 itinerários, dos quais 300 carregam, no máximo, 10 passageiros por dia, segundo o Plano. Ao dar continuidade, o prefeito informou que, entre as prioridades, está a informatização da saúde e dedicação às unidades básicas de saúde para torná-las resolutivas. Informou que, em breve, o Executivo Municipal irá encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei para criar a Agência de Desenvolvimento de Turismo com o objetivo de transformar Santa Maria em pólo turístico regional.  Até o final do ano, será enviado também projeto de lei da reforma tributária, elaborado a partir do recadastramento urbano. 

Schirmer enfatizou, ainda, que prima pela transparência da gestão pública, citando que a Câmara aprovou projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, criando a Controladoria Geral do Município, a Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão com intuito de tornar mais transparente as ações governamentais. Por fim, o prefeito reiterou que ações estão sendo desenvolvidas para projetar um grande futuro para Santa Maria…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. A UNIFRA, dispensa elogios e considerações.
    Um dos maiores, Complexos Educacionais do pais.
    E mais, disposta a investir em Santa Maria.
    O sindico, devia marcar uma agenda e IR na Unifra, conversar com à professora Irani.
    Tal a magnitude, do assunto, ou não??

  2. Não são apenas 60 dias, editor.
    Vão completar-se 1580 Dias de inércia, falta de atitudes, isto e mais aquilo.
    O exemplo, mais atual,é o hospital da Unifra, como bem citou , @jose botesele dutra.
    Quando à professora Iraní Rupolo, modificar o sentido as velas
    Vão acusar o governo, simples assim;

  3. E nada de concreto falou, como sempre.Precisamos melhorias na infraestrutura (transito), mais investimento em saúde e educação. Ações no sentido de manter o Hospital universitário da UNIFRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo