Mais de 500 cidades do mundo participam da rede do Observatório Internacional da Democracia Participativa – criado há três anos, durante a I Conferência Nacional do OIDP, acontecida em Brcelona, na Espanha. Pois, neste ano, o Rio Grande do Sul (com sua tradição recente de orçamento participativo), mais exatamente Canoas, recebe evento internacional que trata justamente da chamada democracia participativa – é a 14ª Conferência do OIDP.
Para saber mais sobre o OIDP clique AQUI. E mais detalhes do encontro de Canoas, que vai durar três dias, logo no início de agosto, você encontra no texto a seguir:
“Canoas é capital mundial da democracia participativa em junho
Durante três dias, mais de 80 painelistas, entre eles autoridades locais, sociólogos, cientistas políticos, acadêmicos e representantes de organizações não-governamentais de todo o mundo compartilharão suas experiências nesse evento, que ocorre entre os dias 3 e 5 de junho, no Centro Universitário La Salle, em Canoas.
Destaques
Entre os destaques da 14.ª OIDP, está o filósofo marxista Antônio Negri, que realiza a conferência inaugural do evento: “O comum, para além do público e do privado”. Também no primeiro dia do evento ocorre o lançamento do Programa Bairro Melhor, mais uma inovação de participação cidadã da Prefeitura de Canoas.
Os 25 anos do Orçamento Participativo, inaugurado na capital gaúcha, em 1989, também vai ser lembrado, com a presença de protagonistas dessa experiência, como o ex-governador e ex-prefeito Olívio Dutra. O Orçamento Participativo tem se espalhado por mais de 1.500 cidades na América Latina, América do Norte, Ásia, África e Europa. Nos Estados Unidos e Canadá o Orçamento Participativo tem sido implementado nas cidades de Toronto, Montreal, Guelph, Chicago, Nova York e Cidade de Vallejo (Califórnia).
Paralelamente a essas atividades, a 14.ª OIDP também vai contar com uma diversa programação cultural…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.