PrefeituraSanta Maria

CIDADE. Arrume a tua calçada. Fiscais estão nas ruas e a multa poderá passar de 5 mil pilas, em último caso

Multa não é dada “de cara”. Mas, vamos combinar, esse caso aí merecia, pelo relaxamento
Multa não é dada “de cara”. Mas, vamos combinar, esse caso aí merecia, pelo relaxamento

Preliminarmente, um elogio: os fiscais estão nas ruas. Estão vendo se o decreto que instituiu o programa “Caminhe Legal”, de três anos atrás, está sendo cumprido. Bem sabemos que não. Isto é, a maioria não dá a mínima, justamente porque ninguém fiscaliza. Vai daí o elogio: os caras estão se mexendo.

Dito isto, faz um tempinho já que, por partes da cidade, proprietários recebem a visita dos fiscais e são instados a ajustar as suas calçadas. Um bom material a respeito foi publicado neste final de semana, no jornal A Razão. Inclusive com os detalhes acerca das penalidades, que podem chegar, em última instância, a uma multa de R$ 5,100 mil, e o roteiro geográfico que os fiscais estão seguindo. Vale a pena conferir o texto do jornal, que tem foto de Juliano Mendes. A seguir:

Fiscais nas ruas

Desde janeiro deste ano, uma operação desenvolvida pela Prefeitura de Santa Maria busca fiscalizar as condições dos passeios públicos na cidade. A operação integra o programa Caminhe Legal e está sendo realizada pela Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos e Edificações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Com o objetivo de exigir os laudos técnicos das edificações que possuem marquises projetadas sob o passeio público, verificar as condições das calçadas e as instalações de aparelhos de ar-condicionado, a operação já realizou, até o final de abril, 380 notificações. Ruas são relacionadas e uma equipe fiscaliza marquises, calçadas e instalações.

A fiscalização já passou pelas Ruas Pinheiro Machado, José Bonifácio, Roque Calage, Ângelo Uglione, André Marques, Astrogildo de Azevedo, Alberto Pasqualini (antiga 24 horas), Avenida Rio Branco, Floriano Peixoto, Venâncio Aires, Dr. Bozano, Calçadão Salvador Isaia e Riachuelo. Dessa primeira fase, apenas a Rua do Acampamento ainda não foi concluída, principalmente devido ao extenso número de edificações com marquises e aparelhos de ar-condicionado.

Com a conclusão das primeiras ruas, a fiscalização agora emite nova ordem de serviço. A partir deste momento, serão fiscalizadas a Rua Silva Jardim, Rua Alberto Pasqualini, Rua Barão do Triunfo, Rua dos Andradas, Rua Coronel Niederauer, Rua Olavo Bilac, Rua Serafim Valandro, Rua Dr. Pantaleão e Avenida Borges de Medeiros…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. E quem multa a prefeitura por causa das lajotas soltas no calçadão e entorno,ora…. agora tem fiscal, e porque NÃO tinha para a KISS.

  2. Quer dizer que, num futuro não distante, alguém, com uma calçada impecável, vai ver um caminhão de todo tamanho subir no passeio público manobrando para fazer retorno. A manobra vai danificar a calçada e, logo em seguida, um fiscal aparecerá para lavrar uma multa. Vamos ver quem será sorteado.

  3. Desde janeiro, uma ova! Na Venâncio Aires, esq. Barão do Triunfo (pouco abaixo do hospital da Unimed), há esgoto correndo pela calçada há no mínimo 2 anos. O esgoto sai do prédio da esquina, obrigando os transeuntes a malabarismos para desviar dos dejetos.
    Acredite no Xirme quem quiser, menos eu.
    Os exemplos de todo o MAL FEITO estão por toda a cidade. As ruas estão entupidas de carros, servindo de depósitos de oficinas mecânicas. É o caos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo