CONFIÁVEIS? Prefeitos, politicos e agentes de seguro na rabeira, em pesquisa. Já advogados e jornalistas…
De pronto, informamos: a pesquisa, feita por instituto alemão, tem caráter planetário. Mas, creia, não é muito diferente aqui ou em outro lugar. Os bombeiros, primeiro, e professores, segundo, seguidos de paramédicos e pilotos são os campeões de confiabilidade, para a população.
No outro lado da tabela, deusolivre. Agentes de seguro, prefeitos e politicos em geral estão na rabeira da confiança do cidadão, seguidos muuuito de perto pelos Advogados. Jornalistas? No meio da tabela, ao contrário do que informa o mito.
Para saber mais da pesquisa, acompanhe material produzido e publicado originalmente no Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. A tabela lá embaixo foi montada por este editor. A a seguir:
“Advocacia está entre as profissões menos confiáveis
Um estudo feito pelo instituto alemão GfK Verein pesquisou, em 25 países, o nível de confiança em 32 profissões e da tabulação final se conclui que a Advocacia não está em alta no mundo: os advogados estão entre os profissionais com média credibilidade. Os bombeiros foram considerados os profissionais mais confiáveis. A liderança dos bombeiros não é somente no Brasil; em todos os 25 países onde a pesquisa foi feita, os bombeiros aparecem no topo da lista.
Foram entrevistadas 28 mil pessoas, em todos os continentes. Para todas as profissões, os pesquisados tinham as seguintes opções de resposta: “Eu confio completamente”; “Em geral, eu confio”; “Não confio muito”; “Não confio nada”; e “Nenhum comentário”.
A média dos países pesquisados mostra que o índice de confiança na Advocacia é de 61%, sendo a sexta profissão com menor confiança (61%), ficando à frente apenas do policial (59%), do publicitário (56%), do prefeito (53%), do agente de seguros (48%) e dos políticos (31%).
Somente na Alemanha e no Japão os advogados figuraram entre as 15 profissões mais confiáveis.
Outros detalhes
* Pela tabulação, os juízes estão em melhor posição entre as 32 profissões questionadas. Com 71% de confiança na média, os magistrados aparecem na 15ª posição da lista.
* Em apenas cinco países o advogado aparece com mais credibilidade que os juízes: Polônia, Espanha, Argentina, Indonésia e Rússia.
* O mais baixo índice de credibilidade da magistratura está na Argentina.
* No Brasil, o advogado está em quarto lugar na lista dos profissionais menos confiáveis, com um índice de confiança de apenas 41%. A credibilidade da Advocacia brasileira só é melhor que de agente de seguros, de prefeitos e de políticos em geral…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Faltou um seis no número dos jornalistas. Na vera é 666%.