EXTRA. Empresários, Cursinhos e USE, com apoio do Prefeito, irão às ruas contra decisão da Universidade
Terminou agora há pouco, na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), reunião da qual participaram lideranças empresariais, dirigentes de cursinhos pré-vestibulares e dirigente da União Santa-mariense de Estudantes (USE), além do prefeito Cezar Schirmer. Todos descontentes com a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM, que acabou com o concurso Vestibular já a partir deste ano.
O resultado do encontro foi a de marcar uma manifestação de rua, para mobilizar a comunidade contra a posição da UFSM. Detalhes da reunião chegam através da assessoria de imprensa da Cacism. O texto e a foto são de Marinna Sellmer Gonçalves. A seguir:
“Reunião define manifestação contra a decisão da UFSM para a quarta-feira
Na noite desta sexta-feira (23), as entidades empresarias de Santa Maria reuniram-se novamente para tratar da decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) pela extinção do vestibular. Desta vez, estiveram acompanhados do presidente da União Santa-mariense de Estudantes (USE), Edriel Saul, de representantes de cursos Pré-Vestibular, empresários e do prefeito Cezar Schirmer.
O prefeito Cezar Schirmer avalia que pode haver uma exclusão dos estudantes de Santa Maria, que provavelmente terão que ir a outras localidades para estudar. Ele sugeriu uma maior aproximação com a UFSM para debater as questões importantes.
Para a assessora e professora do Riachuelo, a prova do vestibular da UFSM difere muito do Enem e os Pré-Vestibulares estão correndo contra o tempo para as adequações: “Nossos alunos perderam muito com a decisão. As provas são diferentes, um exemplo é que a prova do Enem não cobra obras literárias, cuja leitura era obrigatória no concurso da universidade”, comentou ela.
Uma grande manifestação envolvendo entidades, estudantes, escolas e cursos Pré-Vestibular para a próxima quarta-feira, 28 de maio, às 10h, com concentração na praça Saldanha Marinho, passando pelo Calçadão e para em frente à antiga reitoria. Um dos objetivos é mobilizar a comunidade para a adesão ao movimento.
Estiveram presentes:
Cezar Schirmer – prefeito de Santa Maria
Luiz Fernando Pacheco – presidente da CACISM
Rodrigo Decimo – vice-presidente da CACISM
Souvenir Machado – vice-presidente de Prestação de Serviços da CACISM
Jacques Eskenazi Neto – presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL)
Ademir da Costa – presidente do Sindilojas
Edriel Saul – presidente da União Santa-mariense de Estudantes (USE)
Lucas Righi – presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM)
Luiz Fernando Maffini – presidente da Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU)
Antonio Odil de Castro – presidente do Sindicato da Habitação de Santa Maria (Secovi)
Ruy Giffoni – administrador do Royal Plaza Shopping
Carmélia Dias e Roberto Müller – Totem Vestibulares
Denise Braga Lopes – Colégio e pré-vestibular Riachuelo”
Claudemir, creio que a fonte que te passou esta informação esta agindo de má fé ou esta no mínimo equivocada. A USE NÃO ESTÁ participando de nenhum ato. e é favorável a democratização. vi agora o link e como n falo em nome da entidade, apesar de ser comuniquei o presidente, que estuda na fadisma e faz curso técnico o que credencia ele a ser parte da entidade e logo ira apresentar nota referente ao assunto.
AO LEITOR FELIPE:
O comentário não foi liberado por conter acusações impossíveis de provar. E que deveriam ser encaminhadas ao Ministério Público. O site não tem condições de assumi-la. Quanto ao conteúdo político, nenhum problema. Se o comentário for refeito (sem as acusações ao dirigente da categoria em questão), será imediatamente publicado.
Mas mesinha de bar no Calçadão poooode.
Mas que surpresa, minha gente! Eu sempre pensei que fosse óbvio que a finalidade de um processo de ingresso na universidade fosse justamente o ingresso na universidade(né?). Mas ao que parece isso não ainda não está claro a estes queridos representantes (de quem?) que enxergam como prioridade a finalidade econômica…Lamentável! É certo que há um caminho importante a avançar no ENEM, mas seguramente ainda assim é um processo infinitamente mais interessante que o vestibular, tanto no que se refere aos conteúdos da prova, quanto à democratização do acesso. Seria pertinente que o Sr Prefeito se inteirasse do perfil do ensino médio e também das universidades que já adotam o exame. Nada me surpreende que justamente aqueles que sempre enxergaram o este tema como cifras estejam tão mobilizados. Isso tudo só reforça que o vestibular tinha mesmo que acabar. Espero sinceramente que tenham a mesma preocupação com o público estudantil quando a pauta for transporte, espaços de cultura e lazer, saúde, etc.
A USE atualmente não passa de uma entidade que faz carteirinhas, assim como a UMES aqui em SM. É uma vergonha ver essa manifestação pra USAR o povo e os estudantes como fantoches e com um interesse voltado verdadeiramente para os seus bolsos.
Antes da passeata o Prefeito deveria cuidar da Educação Municipal: estrutura das escolas, equipamentos e principalmente CUMPRIR A LEI DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO.
Talvez, iremos assistir a manifestação de alguns da vanguarda "old" do Black Blocs.
Espantoso. Desastroso. Ridículo. O posicionamento do nosso prefeito SM. Sobre os acontecimentos na cidade. Tá loco!
O Schirmer ainda esta em Santa Maria? Depois da omissão na tragédia da Kiss não vi mais ele se manifestar ou agir,agora ele mostra para quem ele governa.Gostaria de saber como um estudante da Fadisma preside USE.
Posso levantar um cartaz reclamando do preço da passagem (ATU), alto preço dos calçados esportivos,do preço da mensalidade dos cursinhos prévestibular…e reclamar de algumas decisões dos "empresários" jovens e nem tanto,… no meio desta manifestação?
Daí eu vou!
Estudantes, participem da manifetsação levando cartazes contra o preço da passagem! Afinal o Sr. Mafinni apoia a mesma e lá estará!
Bando de vândalos!
Dias antes a UFSM anunciou mudança na redação do vestibular!
O que mudou em tão poucos dias?
O presidente da USE estuda na Fadisma?
Schirmer no incêndio da Kiss = omissão, covardia e incapacidade.
Schirmer pra apoiar amiguinhos "empresários" = grande líder indignado e operante.
A frase é outra: Quem critica o ENEM não sabe o que é o ENEM.
Estudantes daqui indo embora….Isso que vai acontecer…Pq não deixaram para o ano que vem? Cadê o Planejamento num setor público? Mexeu com toda a cidade, todas as famílias….Quem defende o ENEM não sabe o que é o ENEM, pobres coitados….
Alias Ptolomeu, eu até achava que essa USE estava inativa. Os únicos que eu conheço e reconheço são a UMES que entraram na nossa escola e cumpriram com o que se propuseram aos alunos e nunca se negaram a ajudar o gremio em seus eventos. Credibilidade e ética é tudo hoje em dia.
Mas que barbaridade! Em uma época m que a informação está na ponta dos dedos, os caras arrumam um líder/representante secundatista que já está na faculdade! Sim, me prestei a fazer a pesquisa que a Jessica Carpes fez. Parabéns a ela por ter ido pesquisar e não simplesmente aceitar! Ainda tenho esperança nesta gurizada! Confesso que estou curioso para saber como será o tal protesto.
E o representante da UAC, não pode comparecer?
A Brigada Militar irá acompanhar esta manifestação???
A USE, um fantasma do mundo secundarista.
Sou estudante secundarista e faço parte do gremio estudantil de minha escola. Não sei quem é e nunca fui convidada a votar nesse tal Edriel e buscando seu perfil via facebook é muito fácil notar que ele não é mais a muito tempo estudante secundarista, então como pode ser o atual presidente da USE??? Amim NÃO representa!
E me responda querido Claudemir, você lembra quando foi a última eleição da USE??? Pois é, eu e meus colegas da qual represento em minha escola, onde fui eleita democraticamente também não.