NORTE-SUL. Até o final do mês será confirmado o traçado da superferrovia. E Santa Maria estará nele
É verdade que a confirmação só virá em junho. De todo modo, já é possível antecipar – segundo as informações que obteve em Brasília, nesta segunda, o deputado Valdeci Oliveira, que Santa Maria estará no traçado da superferrovia Norte-Sul, que tem como destino final o porto de Rio Grande.
Mas não foi apenas isso que o parlamentar ouviu dos dirigentes da VALEC, encarregada deste setor, no Governo Federal. Os detalhes chegam através da assessoria de imprensa do deputado, com texto de Tiago Machado e foto de Divulgação. Acompanhe:
“Estudo aponta Santa Maria como plataforma logística da Ferrovia Norte-Sul
Está em fase de conclusão o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que vai indicar o traçado da Ferrovia Norte-Sul, obra que vai interligar as regiões Norte e Sul do país. Antes mesmo do fechamento do trabalho, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) obteve, nesta segunda (12), em Brasília, a confirmação de que Santa Maria integra o traçado principal da superferrovia – na rota entre Cruz Alta e Cachoeira do Sul – e também é apontada como sede de um polo de recepção e controle de cargas.
“O trabalho indica um alto potencial da cidade para ser uma plataforma logística na integração das diferentes ferrovias do Brasil com a malha ferroviária da Argentina, Uruguai e até do Chile ”, relatou o deputado.
As informações foram repassadas a Valdeci durante uma audiência com o superintendente de Desenvolvimento e Planejamento da Valec, Maurício Malta, e com o gerente de Planos e Programas da estatal, Eduardo Quadros.
Conforme Quadros, o EVTEA, por ser bastante amplo e detalhado, vai servir de base para o projeto executivo de construção da ferrovia. Segundo o engenheiro, o estudo será concluído integralmente no mês de junho, quando será entregue ao Ministério dos Transportes. Com isso, o governo federal terá condições de elaborar o cronograma da licitação da obra.
“O mais importante é que Santa Maria foi apontada, por um rigoroso estudo técnico, como parte essencial para o projeto da Norte-Sul, iniciativa estratégica para a retomada do transporte ferroviário do Brasil e do Mercosul. Vamos continuar mobilizados, junto com as diversas instituições parceiras, para contemplar, passo a passo, a cidade e a região nesta ação e para criar mais uma alternativa de desenvolvimento econômico e social para o RS”, esclarece Valdeci.”
Porque irão aproveitar muito das ferrovias que já existem. O resto é marketing.