Artigos

Nossa Santa Maria, propulsora de capital intelectual – por Luciana Manica

O capital intelectual é visto sob um primeiro olhar como aquele voltado única e exclusivamente para a seara comercial, como meio de aliar ação humana com tecnologia, inovação, criação, perfazendo um diferencial competitivo entre as empresas.

Mas uma instituição de ensino de Santa Maria foi mais além. A Fadisma, através dos seus idealizadores e coordenadores do NEW – Núcleo de Experimental de Webcidadania, Liana Merladete e Andrewes Koltermann – oportunizou a utilização de uma ferramenta tecnológica disponível no site “Nossa Santa Maria”, que mapeou a cidade e permitiu que os cidadãos destacassem a necessidade de ações pontuais.

Acrescida da orientação de professores e da vontade de fazer por Santa Maria, alunos e egressos, todos voluntários, dividiram-se em eixos temáticos a fim de abordar cada problemática analisada, permitindo a efetividade nas atuações.

Os eixos que abarcam temas como educação jurídica, inclusão social através do lazer, esporte e entretenimento, cidadania, segurança e saúde não enaltecem o processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que integram o NEW, o grau de satisfação da comunidade atendida em cada pleito, a quantidade de informação gerada e disseminada, dividida.

O mundo e Santa Maria vivenciam uma nova era: “a era do conhecimento”. A Fadisma informou, na audiência pública na Câmara de Vereadores do dia 28.04, os estudos e o panorama da cidade, provando que os dados obtidos nesse projeto, de forma colaborativa, adquiridos através de cidadãos santa-marienses, dão subsídios para que o poder público tome ciência de tais números e providencie respostas às problemáticas mapeadas.

A participação se deu ora por pessoas que apontaram dificuldades, problemas, perigos, falta de atendimento, satisfação; ora por pessoas que receberam tais elogios, reclames e orientaram, auxiliaram, formalizaram e/ou publicizaram por meio de uma ferramenta tecnológica, o que fora apontado.

É importante destacar que o conhecimento produzido é mais valioso e poderoso que os recursos naturais ou qualquer patrimônio econômico. Enquanto as empresas de sucesso são as que detêm as melhores informações e o controle das mesmas de forma mais eficaz, o capital intelectual aqui exaltado, também intangível, materializa-se a cada atendimento feito, a cada palavra lida ou ouvida da nossa comunidade.

Os envolvidos souberam unir tecnologia com cidadania, em busca de uma Santa Maria melhor para todos nós. E esse know-how foi divulgado publicamente, capacitando os receptores das informações para agir em prol da cidade de Santa Maria.

Atualmente, o ativo mais importante e valioso chama-se capital intelectual. Não há como querer mudar ou melhorar uma cidade sem ter dados, estatística, pesquisa científica de campo. Na era do conhecimento, as habilidades deixaram de ser manuais para tornar-se intelectuais, em qualquer setor. Neste projeto, foi evidenciado o uso de tecnologia inovadora, acrescida de criatividade, as quais restaram sedimentadas em ações.

Neste contexto, o NEW constituiu um verdadeiro capital intelectual, pois foi capaz de capturar dados através do mapeamento e gerar informações que permitirão seus colaboradores, professores, alunos e egressos, juntamente com o poder público dar continuidade a esse projeto que há de ser perpetuado.

O NEW entregou um estudo que norteia pontos específicos vinculando cada eixo temático. Todos, de forma colaborativa, unidos para o bem de Santa Maria, conseguiram formar um capital intelectual, que foi publicizado e entregue à Câmara de Vereadores da nossa cidade.

Parabéns aos que lutaram e ainda acreditam nesta causa! Venha você fazer parte e agir para o bem de Santa Maria, acesse e participe através do site www.nossasm.com.br!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O projeto em si eh nota dez. Mas pecou por excluir os distritos rurais. Tratam a nossa area rural como se nao fosse parte de santa maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo