Artigos

Nossos pais fizeram mais por Santa Maria – por Carlos Costabeber

Às vésperas de “passar o bastão” para as futuras gerações, vejo que estamos sendo superados pelo legado deixado pelos nossos país. Claro que os tempos eram outros, onde tudo estava para ser feito, e as oportunidades eram enormes. Hoje vivemos a era da Globalização, um período de rápidas mudanças, e com uma aguerrida disputa por investimentos.

Mas enquanto deveríamos ter  acompanhado o novo ritmo ditado por cidades mais competitivas, ficamos relativamente parados no tempo. E escrevo isso de cadeira, pois acompanhei de perto o trabalho desenvolvido pelo meu pai à frente da CACISM, do Dr. Mariano que nos colocou no ápice do ensino superior, e de gigantes empreendedores, que lutaram por conquistas históricas, como: acesso asfáltico a Santa Maria, ampliação da captação de água potável e da distribuição das redes de distribuição, construção do Itaimbé Palace Hotel, Avenidas Medianeira e Dores, Viaduto Evandro Behr, Duplicação da Faixa Velha (parte), Parque Itaimbé, Faixa Nova de Camobi, criação de novas universidades, expansão do ensino básico, oferta de energia, transporte de cargas (Expresso Mercúrio) e de passageiros (Planalto), entre tantos.

Foram homens públicos e empreendedores privados que transformaram Santa Maria numa referência nas áreas do ensino, da saúde, do comércio, da construção civil e da indústria metal mecânica.

E vejo por mim mesmo, que na Presidência da CACISM não consegui chegar nem perto do que foi feito pelo meu pai. Também eu caí na zona de conforto, acreditando que estava fazendo o melhor.

Só que tudo mudou, evidenciado pela extrema competitividade em todos os segmentos da vida moderna. O mundo em que vivemos entrou na “era digital”, mas em áreas estratégicas Santa Maria continua na “analógica”.

Tanto eu como meus contemporâneos, com a gloriosa exceção da área do ensino, estamos legando algo menor do que exigido pelas futuras gerações. Mas ainda temos tempo de reagir! E estamos tentando recuperar o tempo perdido, como o trabalho que passou a ser realizado pela Agência de Desenvolvimento, entre outras.

Mas fica uma missão por demais importante: precisamos preparar os líderes que nos sucederão, para que tenham a ambição e a visão de futuro que tanto serão necessários. Afinal, os desafios que os nossos filhos terão pela frente serão muito maiores do que os enfrentados hoje. Muito maiores, pois as oportunidades serão cada vez mais reduzidas, e a disputa se dará no campo das altas tecnologias.

Faço essa “mea culpa”, na esperança de que os que nos sucederem venham a se orgulhar da gente – assim como homenageamos o legado deixado pelos nossos pais.

Santa Maria bem o merece!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo