ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. As ruas da cidade. Em 1819

Isso é história!

26 de abril de 1819 É criado o município de Cachoeira e a freguesia é elevada a vila, com o nome de Vila Nova de São João da Cachoeira, passando a Capela Curada de Santa Maria da Boca do Monte a ser a sede do seu 4º distrito. São 5 os distritos de Cachoeira: 1º Vila de São João da Cachoeira; 2º – Piquiri; 3º – São Rafael, que corresponde hoje a parte do município de São Sepé; 4º Santa Maria da Boca do Monte e 5º – Pau Fincado, que depois será subdistrito de Santa Maria.

Existem a Praça da Conceição ou da Igreja, atual Saldanha Marinho, e as Ruas de São Paulo, hoje do Acampamento, Pacífica (depois do Comércio e, atualmente, Dr Bozano), da Conceição ou da Igreja (Venâncio Aires). Do Gen. Rafael Pinto (Bandeira), atual Avenida Rio Branco, a Estrada das Tropas (Gaspar Martins) e a Estrada da Aldeia (depois Ipiranga e hoje Presidente Vargas). Tinham apenas três ou quatro quadras, com “um par de casas”, segundo as viu Saint-Hilaire, em 1821.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo