PREÇOS. Inflação na cidade foi de 0,89% em abril
Saiu agora há pouco o Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria, conforme o levantamento feito pelo Laboratório de Práticas Econômicas do Curso de Economia da Unifra. Lamentavelmente, ao contrário dos anteriores, nesse não é informada a inflação dos quatro primeiros meses, nem a anualizada – o que permitiria uma avaliação melhor da evolução dos preços no município.
De todo modo, abril apresentou uma variação de 0,89% para cima, levemente superior ao que se verificou em março, como você pode conferir a seguir, logo na abertura do Boletim do ICVSM. Acompanhe:
“Os preços dos bens e serviços que compõem o Índice do Custo de Vida em Santa Maria (ICVSM) apresentaram aumento médio de +0,89% no mês de abril, um pouco acima do mês de março, que subiu + 0,87%. O resultado do ICVSM, em parte, pode ser atribuído a problemas climáticos que vêm pressionando os preços dos alimentos, principalmente o grupo carnes e o preço das bebidas, que sofreram aumento de impostos, além do aumento substancial da demanda por conta do período da copa do mundo.
Entre os itens pesquisados pela equipe do ICVSM, a conta de energia elétrica teve peso significativo, sendo que a mesma pode ser responsável por aumentos em cascata num curto espaço de tempo…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Inflação é que nem desmatamento. Pode até diminuir, mas as árvores continuam caindo.