Se há símbolo de unidade regional disponível, não há dúvida, um é que demonstram os vereadores dos municípios da Quarta Colônia. Independente de partidos, vão todos juntos ao governo e ao parlamento gauchos, para clamar por suas comunidades. Ao mesmo tempo.
E não é de hoje, aliás. Começa nesta quarta e encerra só na quinta a nona edição da Marcha à capital do Estado. Entre os organizadores da agenda, que conta com compromissos diante de parlamentares e secretários de Estado, está o deputado Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia. E é de sua assessoria o material a seguir, inclusive com a programação completa. O texto é de Tiago Machado, com foto de Gabriela Freitas (arquivo). A seguir:
“9ª Marcha dos Vereadores da Quarta Colônia começa nesta quarta
Nesta quarta (28), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vai se tornar uma extensão da Quarta Colônia de Imigração Italiana e Alemã. Às 10 h, no Plenarinho do Parlamento Gaúcho, acontecerá a abertura da 9ª Marcha dos Vereadores da Região, atividade que reúne as lideranças de 11 municípios do Centro do Estado e gestores do Executivo gaúcho.
Conforme o deputado estadual, Valdeci Oliveira (PT), um dos organizadores da atividade, a abertura do evento deste ano contará com a presença do presidente do Legislativa, Gilmar Sossella (PDT), e do coordenador da Marcha, vereador Marcus Vinicius Macedo (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Paraíso do Sul, entre outras autoridades. No primeiro dia, estão previstos painéis com o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta; com a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Rosângela Dornelles; e com o secretário estadual de Obras Públicas (SOP), engenheiro Eduardo Martins Medeiros.
Na quinta (29), também haverá agendas com representantes da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria Estadual da Educação, e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Um dos painéis será apresentado pelo diretor de Infraestrutura da SDR, Vilmar Galvão. “A Marcha é uma mobilização conjunta da Quarta Colônia, que está acima de cores partidárias e questões locais. O movimento é forte justamente por isso e sempre traz resultados positivos à região”, destacou Valdeci.
O encontro da Quarta Colônia reúne, anualmente, vereadores dos municípios de Agudo, Paraíso do Sul, Cerro Branco, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins.
Programação – Dia 28/05 (Quarta – Feira)
10h – Abertura (Presença do presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella e do dep. Valdeci Oliveira).
10:45h – Painel com o secretário estadual do Planejamento e Participação Cidadã, João Motta
12h – Almoço
14h – Painel com a chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Saúde, Dra. Rosangela Dornelles
15:00h – Painel com secretário estadual de Obras Públicas, engenheiro Eduardo Martins Medeiros
29/05 (Quinta – Feira)
9h – Participação da UVERGS
11h – Painel com secretário-Adjunto de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Franco, e diretor de Infraestrutura da pasta, Vilmar Galvão
12h – Almoço
15h 30min – Diretor da Secretaria Estadual da Educação, José Valdir.
14h -Painel com representante do DAER
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa, 3º andar do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.