Santa Maria Mais

SM MAIS (FINAL). Cidade se prepara para o “boom” populacional que se aproxima: crescimento a caminho

População cosmopolita. E que vai crescer ainda mais, com investimentos já anunciados
População cosmopolita. E que vai crescer ainda mais, com investimentos já anunciados

Os investimentos civis e militares já em andamento e aqueles projetados para os próximos anos trarão como resultado direto o crescimento da cidade de 273 mil habitantes. Cerca de 20% da população atual é composta por militares e universitários

Por JOYCE NORONHA e MARCOS FONSECA (também autor das fotos), Especial

SM MAIS SELODe acordo com estimativa habitacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativa a 2013, Santa Maria tem 273.489 habitantes. Os cerca de 20 mil militares que vivem aqui correspondem a cerca de 7 % da população. A Cidade Universitária soma, ainda, mais de 30 mil estudantes do Ensino Superior, o que eleva esses dois segmentos a representar perto de 20% dos santa-marienses.

As projeções indicam que esses números só tendem a crescer com a expansão do ensino e o estabelecimento do Polo de Defesa, que deve atrair ainda mais integrantes das Forças Armadas ao Coração do Rio Grande. Também devem vir para cá profissionais dos mais variados segmentos que prestarão apoio civil às atividades, como técnicos e engenheiros em eletrônica e informática para atender ao centro de simuladores de guerra.

Esse inevitável crescimento populacional anima o setor do comércio, tanto lojistas como de alimentação, lazer e imobiliário. Trata-se do fortalecimento de um importante mercado consumidor, hoje dominado por militares e servidores públicos. A vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marli Rigo, observa que o comércio de Santa Maria não depende de novos investimentos para sobreviver graças a já ter estabelecido um setor forte e sustentável, com grande demanda dos funcionários públicos que detêm boa renda e, acima de tudo, salários garantidos no final do mês. “Santa Maria sempre se sustentará com o que tem. Não dependemos dos altos e baixos da indústria”, afirma. Mas ela acrescenta: “Tudo que se agrega é melhor”.

A renda per capita dos santa-marienses é uma das mais altas do país. O município está entre as 100 maiores cidades onde sobra mais dinheiro no bolso das pessoas no final do mês, conforme o Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, da Organização das Nações Unidas (ONU). Na lista, aparece na 64ª posição, com renda de R$ 1.127 por mês. Marli afirma que a tendência é aumentar a renda per capita. Esse dinheiro circulará no comércio local. Uma prova concreta do que a dirigente se refere é o interesse das grandes redes de varejo e da indústria automotiva em se instalar na cidade.

O poder aquisitivo representa um ótimo e sempre crescente mercado, por exemplo, para o setor de automóveis. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), o município concentra a sexta maior frota do Estado, com 136,3 mil veículos. Nos últimos oito anos, a quantidade de veículos no município cresceu 52,85%. Pulou de 89,2 mil, em 2007, para os 136,3 mil de agora, conforme mostrou a sétima reportagem publicada na série do Santa Maria MAIS.

QUANTO MAIS HABITANTES, MAIOR O CRESCIMENTO

O presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo (AHTURR) de Santa Maria, José Henrique Seabra, concorda que haverá um grande ganho para a cidade. “Conforme o município cresce, nos fortalece cada vez mais”, aponta Seabra. Ele menciona que com a expansão militar e o projeto de centralizar os quartéis no bairro Boi Morto, são esperados, inicialmente, mais 1,5 mil homens das Forças Armadas para Santa Maria.

Calçadão: mais que coração da cidade, uma mostra da nossa diversidade populacional
Calçadão: mais que coração da cidade, uma mostra da nossa diversidade populacional

Segundo o presidente da AHTURR, ainda não há um plano de estratégia da associação para atender a essa demanda. Contudo, ele revela que a AHTURR está preparada e, assim como a cidade, receberá com “bom grado” os novos moradores. “Gera um grande impacto no setor de alimentação e hotelaria. O município comemora mais esta vitória”, afirma Seabra.

Ao quadro atual de moradores se somam os 30 mil universitários, que representam 11,4% da população. A vinda de mais estudantes nos próximos anos é inevitável em função da expansão da UFSM e da criação de novos cursos, entre eles o de Medicina no Centro Universitário Franciscano, previsto já para 2015.

CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE SHOPPINGS

No embalo do crescimento populacional e da demanda dos santa-marienses por coisas novas, empreendimentos surgem a todo o momento. E não é apenas a construção civil que se a alimenta desse mercado consumidor. O comércio também se expande. Há poucas semanas, o Royal Plaza Shopping anunciou a ampliação do seu centro comercial. Uma nova área foi comprada ao lado do prédio da Avenida Nossa Senhora das Dores. O administrador do Royal, Ruy Giffoni, diz que a obra deve durar três anos, mas ainda não há data para início. Atualmente, os três andares do shopping concentram 115 lojas, praça de alimentação e salas de cinema. A expansão prevê até 70 novas lojas.

No mesmo caminho está a previsão de construção, a partir ainda em 2014, de um novo centro comercial de grande porte na cidade. É o Shopping Praça Nova, que deverá ter mais de 200 lojas. O estabelecimento será erguido no bairro Urlândia, às margens da BR-287 (a faixa para São Pedro do Sul). O grupo mineiro Müller  Partners, empresa responsável pelo empreendimento de R$ 120 milhões, anuncia a inauguração para 2015.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo