CampoSaúde

CAMPO. Protetores solares a agricultores. Objetivo é combater o câncer. SM entre as comunas beneficiadas

Sandra: trata-se de tirar do papel uma conquista objeto de lei. 100 mil pessoas são o objetivo
Sandra: trata-se de tirar do papel uma conquista objeto de lei. 100 mil pessoas são o objetivo

Além da boca do monte, na região, também os agricultores de Agudo, Faxinal do Soturno, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Polêsine, São Pedro do Sul, Tupanciretã e Pinhal Grande estão entre os 129 municípios considerados prioritários no programa que é coordenado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag).

Agora, por que a distribuíção de protetores solares, afinal de contas? Para reduzir os indices (crescentes e acima da meédia nacional) do melanoma, um cancer que, só em Santa Maria, já matou 55 pessoas. Mais detalhes? Confira no material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A foto é do arquivo do sítio. A seguir:

Na região Central nove municípios têm prioridade para o recebimento de protetor solar

Os municípios de Agudo, Faxinal de Soturno, Júlio de Castilhos, Nova Palma, São João do Polêsine, São Pedro do Sul, Santa Maria, Tupanciretã e Pinhal Grande fazem parte do grupo de 129 municípios prioritários, que receberão, da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), protetores solares para distribuição aos trabalhadores rurais.

Os protetores, que estão armazenados no Laboratório Farmacêutico do Estado, serão retirados pelas Coordenadorias Regionais de Saúde e encaminhados para os 129 municípios prioritários. Os sindicatos serão responsáveis pelo encaminhamento dos trabalhadores cadastrados às Unidades Básicas de Saúde, sendo que o produto será disponibilizado nas farmácias especiais dos municípios.

A secretária Estadual da Saúde Sandra Fagundes lembrou, que o fornecimento dos protetores aos usuários é fruto de uma longa jornada e vigilância dos trabalhadores rurais. “Estamos tirando do papel a conquista de uma lei, levando a cerca de 100 mil pessoas a efetiva prevenção e promoção da saúde”, afirmou. A secretária destacou que a aquisição dos protetores (300 mil frascos) também foi possível graças ao percentual de 12% do orçamento que passou a ser investido em saúde.

Municípios Prioritários
Seguindo critérios técnicos, os protetores serão disponibilizados a 129 municípios que são considerados prioritários por apresentarem maior mortalidade por melanoma, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), bem como cidades prioritárias que contam com populações de pescadores e aquicultores.
No Rio Grande do Sul, segundo o INCA, a incidência de melanomas malígnos está acima da média nacional, com estimativa para este ano de 6,78 novos casos para cada 100 mil homens e 7,42 novos casos para cada 100 mil mulheres.

 MUNICÍPIO ÓBITOS MELANOMA
São João do Polêsine 3
Agudo 9
Júlio de Castilhos 8
São Pedro do Sul 6
Santa Maria 55
Nova Palma 1
Faxinal do Soturno 1
Tupanciretã 1
Pinhal Grande 0

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo