A secretaria de Planejamento deve divulgar a qualquer momento o número dos eleitores com voto presencial no Processo de Participação Popular e Cidadã, que aconteceu entre segunda e quarta. Sendo que o voto “em papel” só se deu no último dia.
Mas já estão disponíveis os números – aliás recordes – dos votos pela internet. Para saber mais, acompanhe material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. O texto é de Luciane Moura. A foto é de Raphael Seabra. A seguir:
“PPC: Região Central registra 7.719 votos pela internet
A região Central registrou 7.719 votos pela internet na escolha de Prioridades para o Orçamento do Estado. A região do Corede Médio Alto Uruguai, foi a que obteve maior índice de participação, foram computados 28.750 votos, o que representa mais de 10% do total da votação pela internet, que encerrou na noite desta quarta-feira (04), e atingiu 255.751 votos online em todo o estado. Esta é a maior votação de forma digital desde o início do processo de consultas à população, iniciado em 2005.
Neste ano, a Votação de Prioridades disponibilizou R$ 200 milhões para a consulta popular, cifra 21% maior no comparativo com o período anterior, quando o montante somava R$ 165 milhões. Os números da votação presencial, que ocorreu no dia 4 em todo o Estado, ainda serão computados e divulgados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
A Votação de Prioridades faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, e é a quarta etapa de debates sobre o Orçamento Estadual que é elaborado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e deve ser encaminhado pelo Governador do Estado à Assembléia Legislativa até o dia 15 de setembro de cada ano, na forma de Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa). Consta da proposta o texto de mensagem do chefe do Poder Executivo, no qual são analisados os cenários macro e microeconômico, as finanças estaduais, a regionalização das receitas e das despesas, os indicadores socioeconômicos, entre outros itens relevantes.
Entre os diferenciais da campanha deste ano, consta a utilização maciça das redes sociais para viralizar conteúdos e atrair novos votantes, sob coordenação do Gabinete Digital, encarregado de ampliar o alcance no ambiente online. Com o apoio da Procergs e da Seplag, responsável pela consulta, o sistema de votação também foi reformulado a partir do zero, propiciando uma interface mais amigável e a possibilidade de cruzar dados por meio do Login Cidadão. A estratégia possibilitou, por exemplo, que os participantes recebessem cupons extras para o Sorteio do Milhão da Nota Fiscal Gaúcha, agendado para março de 2015.”
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