PREÇOS. Inflação de Santa Maria em 2014: 4,13%
O Laboratório de Pesquisas Econômicas do curso de Economia da Unifra divulgou agora há pouco mais uma edição do Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria relativo a maio. Constatou o levantamento (em trabalho que tem a coordenação geral do professor Mateus Sangoi Frozza) que houve uma elevação de preços no mês passado, em relação a abril, de 0,64%.
Os itens de habitação e alimentação foram os que mais pesaram para o índice, em maio. Computando todos os nove grupos de bens e serviços em que se divide o ICVSM, são cerca de mil itens pesquisados. E que, aliás, indicam uma inflação anualizada de 6,8% em Santa Maria. Nos primeiros cinco meses do ano, os preços acumulam uma alta de 4,13%.
A seguir você confere o texto publicado no ICVSM, e também pode acessar a íntegra, com a análise dos docentes da Unifra (que constam no Boletim). Confira:
“Os preços dos bens e serviços que compõem o Índice do Custo de Vida em Santa Maria (ICVSM) apresentaram aumento médio de +0,64% no mês de maio, um pouco abaixo do mês de abril, que subiu + 0,89%. O resultado do ICVSM mostra uma situação corriqueira na conjuntura econômica atual, ou seja, baixo crescimento econômico, com inflação persistente.
A elevação do grupo habitação motivada pelo aumento da energia elétrica e o grupo artigos de residência pelo aumento dos televisores pressionaram o custo de vida dos santa-marienses…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Logo a manchete está errada. Bom para quem só le a manchete.