AssembleiaCidadaniaEstadoPolítica

RECORDE. Tarso anuncia que 1,3 milhão de gaúchos votaram nas prioridades para o Orçamento de 2015

Tarso e secretários, no Piratini: divulgação do recorde gaúcho e apoio a decreto de Dilma
Tarso e secretários, no Piratini: divulgação do recorde gaúcho e apoio a decreto de Dilma

Uma solenidade hoje, no Palácio Piratini, serviu, ao mesmo tempo, para a divulgação do recorde de participação popular na votação das demandas prioritárias das diversas comunas gauchos – e elas constarão no projeto do Orçamento Estadual para 2015 – e também para uma manifestação adicional.

Qual? O apoio do governo gaúcho ao decreto presidencial que institui a Política Nacional de Participação Social e o Sistema Nacional de Participação. Mas o que é isso (que, por sinal, conta com o desagrado da oposição?)? Confira no material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia. O texto e a foto são de Tiago Machado. A seguir:

Valdeci apoia criação do Sistema Nacional de Participação

Nesta terça (24), em ato realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governo do Estado divulgou os resultados do Processo de Participação Popular e Cidadã deste ano: ao todo, 1,3 milhão de gaúchos votaram nas prioridades do Orçamento 2015 do Estado – o que representa a maior votação já registrada no processo.

Além da apresentação de números, a atividade também registrou diversas manifestações de apoio ao decreto 8.243/14, da presidenta Dilma, que institui a Política Nacional de Participação Social e o Sistema Nacional de Participação. O decreto, que, em suma, estabelece linhas de ação para o aumento da participação democrática nos processos de tomada de decisão da administração pública federal,sofre críticas e resistências por parte de setores conservadores do país. “Quem apoia a democracia, apoia a participação popular. Quanto mais participação, mais transparência e controle social”, afirmou o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

Assim como Valdeci e os secretários estaduais João Motta e Vinícius Wu, o governador Tarso Genro, também reforçou a defesa do decreto. “O sistema de participação nacional é a tentativa de devolver aos governantes a capacidade de governar. O Estado democrático de direito foi capturado pelo capital financeiro. Essa captura esvazia as funções do Estado. A participação faz bem ao Rio Grande e faz bem ao país”, afirmou.”  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Mas o Pinoquio ta agindo e nem fica vermelho,sera que não foram 1300,porque não foram 1.100.000, esse Tarso é um MENTIROSO mesmo,chaga a dar medo.

  2. Essa foi a maior consulta popular do planeta e
    tem gente que não reconhece a boa administração do governo Tarso.Lembrando é a primeira vez que é aplicado os 12% na saúde o governo anterior aplicava apenas 4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo