EconomiaTrabalho

TRABALHO. Bancários param Santander do Centro

Agência Centro não atendeu ao público nesta sexta, em ação do Sindicato dos bancários
Agência Centro não atendeu ao público nesta sexta, em ação do Sindicato dos bancários

O bancão de capital espanhol demitiu quase 5 mil funcionários em um ano. Cerca de mil apenas entre janeiro e março deste ano. Em Santa Maria, uma agência foi fechada e há óbvia preocupação em relação aos empregos a ser ou não mantidos.

Isso tudo (e mais alguma coisa) foi considerado suficiente para que, numa ação que tem abrangência internacional inclusive, os trabalhadores, com a liderança de sua entidade de classe, paralisassem as atividades da agência centro do Santander. Acompanhe os detalhes, no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários. O texto e a foto são de Maiquel Rosauro. A seguir:

Atividades de agência do Santander são paralisadas nesta sexta-feira, em Santa Maria

Funcionários da agência Centro do Santander, em Santa Maria, com auxílio do Sindicato dos Bancários, paralisaram as atividades nesta sexta-feira. A ação faz parte da Campanha Internacional contra Demissões no Santander Brasil.

O ato foi definido pela Rede Sindical do Santander, durante a 10ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais dos Bancos Internacionais, realizada nos dia 5 e 6 de junho, em Lima, no Peru.

Apesar do lucro de R$ 1,428 bilhão no primeiro trimestre de 2014, o banco espanhol cortou 4.833 empregos entre março de 2013 e março de 2014, sendo 970 nos primeiros três meses do ano, o que é injustificável. 

– Estamos todos indignados com a postura do banco, esta campanha internacional visa mostrar nossa postura contra as demissões – argumenta Claudenir Freitas, diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região.

Há uma semana, em Santa Maria, uma agência do Santander foi fechada no Centro da cidade, o que tem causado um clima de apreensão nos funcionários do banco.

– Até o momento não ocorreram demissões com o fechamento da agência, pois o pessoal foi remanejado para outras unidades, mas estamos atentos as ações do banco em Santa Maria – ressalta o dirigente sindical.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Sem entrar no mérito das demissões, o banco girou quanto para lucrar o 1,4 bilhão? Este valor é lucro líquido ou faturamento?
    No balanço utiliza-se o patrimônio líquido para determinar o percentual de lucro de um banco, geralmente é perto de 18-20% sem levar a inflação em conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo