TURISMO. Prefeitura propõe Associação nos moldes da Adesm e exuma o “Convention & Visitors Bureau”
De pronto, que se diga, antes que a patrulha comece a agir (sim, isso vai acontecer): a ideia não é ruim. Haverá quem diga, não sem razão, que uma série de atitudes prévias são necessárias – e não devaneios para os quais inexistem recursos financeiros. Pois, ainda assim, vale a pena ter um instrumento capaz de propagandear Santa Maria e fazer com que a cidade, enfim, possa se transformar em efetivo destino turístico.
Dito isto, ao fato. Semana passada, a Prefeitura encaminhou projeto de lei ao Legislativo propondo a criação da Associação Turismo SM. Este é o, digamos, “nome fantasia”. Na verdade, está sendo recriado, remodelado ou simplesmente exumado um instrumento internacional que já teve sua seção na boca do monte: o “Convention & Visitors Bureou”.
Abrir parêntese. Os CVB são organizações que promovem o turismo e a receptividade de uma comuna para convenções e visitação de eventos e atrações diversas – numa tradução livre disponível pela internet. No Brasil existe até uma Confederação, que congrega todos os CVBs existentes. A diferença, em relação ao que se pretende em Santa Maria é que as outras são, basicamente, independentes de governo. Ah, e se trata de um tipo de estrutura que surgiu ainda no século 19, em Detroit, no território ianque. Fechar parêntese.
No caso santa-mariense, o modelo a ser utilizado, na criação, é muito semelhante, para não dizer o mesmo, ao que motivou a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. O financiamento é meio a meio, no caso da Adesm. Em relação ao CVB (ou Associação Turismo SM) ainda não se sabe, pois inexistem informações sobre quem vai se associar a ela. O conhecido é o que está no projeto encaminhado à Prefeitura. Por ele, fica-se sabendo da intenção do Palacete da SUCV. Que é colocar R$ 20 mil mensais, ao longo de três anos. O restante (quanto, não se sabe) virá da iniciativa privada e de outras possibilidades de investimento, inclusive emendas parlamentares. Lá embaixo você tem um linque para a íntegra do projeto e a sua justificativa oficial.
Resumindo: a ideia é boa, como se escreveu lá no início. Mas ainda faltam muitas informações, que poderão chegar na discussão do projeto no parlamento. Claro, se os edis se intessarem pela discussão, e não pela aprovação rápida.
Uma das questões que não aparece é o regulamento, o estatuto do CVB, ou da Associação. A Adesm tem o seu – e este sítio, inclusive, o publicou. O editor pesquisou e encontrou o que poderia ser alguma coisa parecida com o que acontecerá aqui. Trata-se do “Convention” de Caxias do Sul. Quem tiver curiosidade (vai que algum vereador se interesse, além do leitor), pode acessá-lo AQUI . E, quem sabe, incluir no projeto a necessidade de que o dito cujo se torne público – eis que recursos da comunidade nele serão investidos.
POR FIM: é óbvio que os vereadores vão aprovar. E devem fazê-lo, aliás. Mas discutir um pouquinho não custa nada. Né?
A foto que ilustra esta nota é de Alessandra Cichoski, da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores.
PARA LER A ÍNTEGRA DO PROJETO, E SUA JUSTIFICATIVA, CLIQUE AQUI.
QUEM QUISER LER A NOTÍCIA, NA VERSÃO DA PREFEITURA, CLIQUE AQUI.
QUEM DESEJAR A VERSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES, ACESSE AQUI.
Não li o projeto ainda mas de certeza que ela irá se diferenciar da ADESM numa questão que as pessoas pouco percebem. A ADESM é um entidade articuladora e não executora, esta deverá ser o objetivo da Associação do Turismo. Percebo nessa ação uma responsabilização maior dos empresários do trade turístico e um alinhamento cada vez mais próximo com as políticas do setor. Só não pode virar quer nem o GGIM que não se reúne por birra do Segabinazzi
Querem associação e nao conseguem manter aquele ponto de informação turística no MEIO do Calçadão!!!!
Pega 20 mil e contrata alguém para ficar ali dando informação ao turista que chega no centro…estou falando de uma coisa a menos de 100 m da sede do governo.
O prefeito tentar ir do seu gabinete até o Ponto de Informação R vai tropeçar em muitas pedras no caminho e pedaços de parafuso ainda presentes na calçada….
Tiro na lua. Turismo é caro no Brasil. Viajar é caro. E, mesmo com os novos conceitos de turismo, onde quase qualquer deslocamento faz parte, a aldeia não tem tantos atrativos assim.
"Acho que tá na hora de Santa Maria assumir sua pujança em um certo tipo de negócio: fabricação de CABIDES."
Muito bem colocado,Guilda.
Não cuida da limpeza das ruas,dos passeios públicos e quer aumentar à produção de CABIDES.
Santa Maria é demais.
Acho que tá na hora de Santa Maria assumir sua pujança em um certo tipo de negócio: fabricação de CABIDES.
Vinte mil por mês e APOSTO que os prefeito determinará quem vai fazer parte da equipe.
Outro cabide de empregos. Não consegue encaixar na administração direta e coloca na terceirizada.
Que empresários farão parte deste grupo? Os donos de bares e fiscais da prefeitura trabalharão juntos?
E quando a fiscalização fechar um negócio do turimos como a prefeitura, financiadora desta novidade, vai atuar?
Reforcem e COBREM das instituições que já existem.
NA ADESM já tem um grupo de turismo… se nascer esta "associação" a parte correspodnente da ADEMS migra para lá ou teremos três entidaes cuidando turismo, secretaria, agência e associação?
Para turismo primeiro temos que LIMPAR nossas ruas e cuidar das calçadas e fachadas.