EducaçãoJudiciárioUFSM

VESTIBULAR. Uma análise, digamos, cáustica. Mas bem humorada do ‘sai-não-sai’ vestibular na UFSM

Regularmente tenho trazido para cá os textos do professor Ronai Pires da Rocha. Ele não é exatamente contínuo, no seu BLOGUE, o “Coisas do Campo”. O que é uma pena. No entanto,  quando ele se dedica a um tema, sai da frente. Foi o caso da greve docente da UFSM, ano passado. E é, agora, o “sai-não-sai” vestibular, por conta da decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, provisoriamente suspensa por conta de uma antecipação de tutela concedida pelo juiz federal Loraci Flores de Lima.

Pois, creia, seja para concordar ou discordar, vale a pena conferir o que ele escreve acerca da opinião dos representantes dos segmentos da Universidade (e também outras coisas), que foram, inclusive, objeto de nota que PUBLIQUEI no início da madrugada. Acompanhe, a seguir, o texto do Ronai:

Ronai: “bonita essa louvação do Cepe. Pena que é apenas uma atitude de ocasião” (foto Feicebuqui)
Ronai: “bonita essa louvação do Cepe. Pena que é apenas uma atitude de ocasião” (foto Feicebuqui)

Sobre as birutas de aeroportos . Ou: opinião é como bunda, cada um tem uma. Mas há mais do que opiniões, felizmente há embriagados.

Na opinião do vice-reitor, nenhuma ilegalidade foi cometida pela Ufesm, e assim todos os esfalfos e fadigas serão cometidos para que a indigitada decisão do Cepe seja preservada, informa o boletim da Sedufesm do dia de hoje.
Na opinião do presidente da Sedufesm, na mesma nota, de fato, pode ter havido uma “decisão apressada” da ufesm. Alvíssaras! O presidente reconhece que os “canais de diálogo entre a ufesm e a comunidade interna” precisam ser melhorados, pois do contrário podem surgir as “brechas” para a interferência judicial…

Na opinião do DCE o judiciário deve ser repudiado por ferir a autonomia universitária e com isso privilegiar as elites locais, etc.

Na opinião da Assufesm, a decisão do juiz deve ser repudiada, por desrespeitar as decisões das instâncias da ufesm.
Bonita essa louvação do Cepe. Pena que é apenas uma atitude de ocasião.

Seria tedioso listar as trezentas vezes nas quais as decisões do Cepe foram repudiadas pelas mesmas entidades. Seria também tedioso listar as trezentas vezes nas quais o Cepe foi alvo de mandatos judiciais parecidos. Seria tedioso lembrar que na atual proposta de comissão provisória de estatuinte da ufesm não há representação da comunidade externa à cuja. Sinais da semana ou dos tempos…? Ou será que a comunidade provisória não é externa? Epa, acho que a estatuinte provisória não será externa. Mas isso não importa muito agora, acho.

Salvo melhor juízo, a sentença do repudiado juiz não se importou muito com ilegalidades no estrito senso do termo. Justiça não se faz apenas com alguma letra fria cozida em sopa de pedras, chocolate pela notícia!

Já que está na moda opinar contra a sentença do juiz Loraci, vou dar a minha.

O juiz Loraci ateve-se essencialmente ao seguinte: a Ufesm havia prometido informalmente fazer o vestibular e passou a perna em todo mundo, fez um tucufum,comportou-se como biruta de aeroporto, mudou de direção de um dia para o outro e isso nada tem a ver com legalidades ou autonomias, foi apenas uma leviandade institucional.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A autonomia da referida autarquia tem limitações legais e constitucionais. Não é absoluta. E abrir mão da forma de ingresso não é abrir mão de parte da autonomia?
    A questão é a oportunidade e conveniência da decisão, tanto que o pedido (se bem lembro) é que a adoção do Enem fique para o ano que vem.
    Além disto, existem perdas e danos que podem virar precatórios para a universidade no futuro. Talvez não nesta ação, mas em outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo