PrefeituraSegurança

ARTIGO. Bruno Seligman de Menezes, a guarda municipal e o que se pode esperar dela

“O GGIM, retomando, é proposta que se ajusta aos estudos mais bem-sucedidos na área de criminalidade urbana. E, por isto, louva-se a iniciativa municipal.

Entretanto, é necessário notar alguns pontos. Primeiro, Guarda Municipal não deve fazer combate à criminalidade stricto sensu, mas prevenção da criminalidade, mostrando-se presente nas comunidades em que tradicionalmente o Estado é ausente. Segundo, alguns modelos fracassados demonstraram falta de pessoal e sucateamento dos equipamentos. Estruturar uma Guarda que tenha atuação nas 24 horas do dia implica em prever agentes em todos os turnos, regime de escalas, o que demanda a contratação de muitos servidores (o que, para Santa Maria, é um problema bastante sério, considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal).

Por fim, é necessária a cooperação das demais instituições de segurança pública, em especial a Brigada Militar. É fundamental compreender que a Guarda não vai concorrer com a legitimação constitucional da polícia militar, mas sim colaborar na prevenção. E, neste particular, é fundamental uma derradeira observação. A complexa política de segurança pública passa, necessariamente, por todas as agências que sobre ela debruçam esforços...”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “Santa Maria, a Guarda Municipal e a Escola de Chicago”, de Bruno Seligman de Menezes – Advogado Criminalista; Professor de Direito Penal e Criminologia da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA); Professor Convidado do Curso de Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA); Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE-RS); Doutorando em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA); Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Direito Penal Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo