As afirmações, que chegam invariavelmente da imprensa estrangeira – presente ou não no país, neste momento -, apontam, sim, para um fato que pode ser terrível a muitos com o espírito de “vira-lata” expressado há várias décadas por Nelson Rodrigues: esta, a do Brasil, pode ser a melhor da história.
Há, inclusive, dados científicos a comprovar a tese. E isso mesmo contando apenas a fase de grupos, não levando em conta as Oitavas de Final – que incluiu jogos como Alemanha e Argélia, que empolgou mais de 40 mil pessoas em Porto Alegre, nesta segunda-feira. Ah, o material abaixo, que trata do assunto, especialmente com números, é a versão brasileira da BBC, a agência britânica de notícias. Confira:
“Estatísticas sugerem que essa é ‘melhor Copa da história’
Muitos torcedores e especialistas estão apontando a Copa do Mundo 2014 como a mais empolgante que já viram e as estatísticas da primeira fase, ou fase de grupos, mostram que eles podem estar certos, segundo o jornalista Wesley Stephenson, do programa de rádio da BBC More or Less (“Mais ou Menos”, em tradução livre).
A brilhante atuação do argentino Messi, aquele mergulho de Van Persie (para o gol de empate no jogo da Holanda contra a Espanha) e o golaço de Tim Cahill (da Austrália, no jogo contra a Holanda) são lances que chamaram a atenção em fotos e vídeos divulgados no mundo todo. Mas, vamos ver o que dizem os números.
GOLS
O público quer gols – e nesse quesito, não pode reclamar. Na fase de grupos desta Copa do Mundo, a média de gols por jogo foi de 2,83. E isto é muito.
É preciso voltar para 1958 para encontrar mais gols por jogo nesta fase do torneio.
VENCEDORES NO ÚLTIMO MINUTO
Poucas coisas são melhores do que um jogo que é decidido nos últimos minutos.
Na fase de grupos no Brasil, sete jogos foram decididos nos últimos cinco minutos, mais do que em qualquer outra Copa do Mundo…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Da série:"Propaganda para quem tem idade mental de 10 anos". As estatísticas só se referem ao que acontece dentro dos estádios. As obras de infraestrutura, na sua grande maioria, não ficarm prontas a tempo. O famoso "legado". E se vão ficar prontas depois e eram necessárias não necessitavam da copa.
E o dinheiro para subsidiar empréstimos para construir estádios seriam melhores investidos em saúde, educação, segurança. A certa altura já estava tudo decidido e a copa iria sair gostassem ou não. Como diz a Martinha do PT, relaxem e gozem.
O comite olímpico está com problemas para achar sede para as olímpiadas de inverno de 2022. Cracóvia na Polônia e Munique na Alemanha fizeram referendos e rejeitaram o evento. Se tivesse saído uma consulta popular aqui há 8 anos, mesmo sabendo o estado das coisas está hoje, votaria contra a copa. E para quem acha que tenho "espírito de vira-lata" só existe uma resposta: au-au!
É Claudemir, como vão ficar os que eram contra? Li hoje pesquisa que aponta esta como a melhor copa. Sabe qual é o público pesquisado? Os jornalistas, correspondentes e pessoal de mídia em geral, então, gente que conhece e é crítica, não?