AssembleiaCâmara de VereadoresCinemaCulturaEconomiaEducaçãoEleições 2014EstadoIgrejaNegóciosPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Navalhaço, assombração, o melhor negócio, incêndios, empreendedorismo, cine…

* Atenção: não é informação, apenas palpite. Mas baseado na observação cotidiana das coisas da Prefeitura e no exemplo vindo de outras plagas, como Porto Alegre (AQUI)

* Ah, o palpite: não demora, e talvez seja bem logo, o prefeito Cezar Schirmer vai anunciar um navalhaço nas gastos da comuna. Claro que o nome será “ajuste orçamentário”. Ou um sinônimo. Mas que vem, vem.

* Schirmer até tentará, porque é da natureza autoprotetiva do político de uma forma geral, mas é inevitável que a nova “gravação assombrada” respingue nele.

* Afinal de contas, como desconhecer o áudio (parcialmente disponível nas redes sociais) de conversas do procurador, então demissionário, da Câmara, Robson Zinn, e os familiares das vítimas da Kiss?

* Na gravação, feita sem a autorização (e o conhecimento, claro) do também presidente municipal do PMDB, partido do prefeito, são feitas, digamos, duras críticas.

* Entre os alvos de Zinn estão o presidente da Câmara, Marcelo Bisogno, e o ex-secretário Giovani Manica. Este, por conduta supostamente comprometedora. Para ser brando, claro.

* Os tucanos de Santa Maria estão pensando seriamente em apresentar um nome para concorrer à Câmara dos Deputados, em dobradinha com Jorge Pozzobom.

* De um lado, segundo fonte do editor, facilitariam a campanha de Pozzobom. E, de outro, complicariam, na boca do monte, a de Marchezan Júnior.

* Como disse este escriba à fonte, é impressionante como os partidos políticos (em Santa Maria especialmente, mas não apenas) adoram uma luta fraticida.

* Uma semana especial, na Assembleia Legislativa. Como, aliás, já se tornou uma tradição, o parlamento “se muda” para o Parque Assis Brasil, em Esteio, onde acontece mais uma edição da Expointer.

* Será lá, inclusive, que acontece a comemoração, em sessão solene na terça, do Movimento Cívico da Legalidade, afora as sessões plenárias e as reuniões de comissões.

* A prefeitura formou um grupo para examinar a legislação municipal preventiva de incêndio. E, segundo NOTA da assessoria de imprensa, antes mesmo de receber o relatório de grupo semelhante, formado na Câmara.

Grupo que o prefeito formou para tratar das leis contra incêndio (foto João Vilnei/CCS.PM)
Grupo que o prefeito formou para tratar das leis contra incêndio (foto João Vilnei/CCS.PM)

* A determinação do prefeito se deve a recomendação feita pelo Ministério Público Estadual e a comissão tem quatro integrantes do Executivo.

* Foram nomeados os secretários Renato Brunet (Desenvolvimento Urbano), Carlos Brasil Pippi Brisola (Gestão) e Ana Beatriz Barros (Finanças), além da Procuradora Geral Anny Desconzi.

* Há quem diga que, entre os erros cometidos pelo prefeito depois da tragédia de janeiro, o primeiro deles foi não instaurar uma sindicância.

* Se a tivesse promovido, provavelmente seriam os titulares de então, dessas mesmas funções, os que conduziriam o trabalho. Bueno, mas isso é passado. É?

* Um amigo costuma dizer que o melhor negócio “legal” do planeta é fundar uma Igreja. É provável que tenha razão. Basta conferir as leis feitas pelos homens eleitos pelo povo.

* Exemplo? iniciativa do deputado Carlos Gomes, do PRB, já está valendo a lei que isenta de 25% das contas de energia elétrica e de telefone de todos os templos religiosos gaúchos. Foi publicada no Diário Oficial do RS, via instrução normativa 65/13.

* Aliás, o PRB (e a Rede Record de Televisão, também) é uma agremiação que tem a peculiaridade de estar lotada de fieis da Igreja Universal.

* Nesta segunda, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores promove palestra com o tema “As escolas especiais e a inclusão na atualidade”.

* O evento, que inicia às 2 da tarde, no plenátio, terá como palestrante o assistente social e Mestre em Educação Leandro Steiger.

* E na terça, a dica é outra. A promoção é do Curso de Ciências Contábeis da UFSM (onde podem ser obtidos mais detalhes). Trata-se da palestra “SPED – Empreendedorismo e Inovação.

* O público alvo são empresários, contadores, administradores e estudantes. Ingressos podem ser obtidos no próprio curso, entre 1 e 4 da tarde e 5 da tarde e 10 da noite.

* O palestrante é um especialista no tema, Roberto Dias Duarte. Ele tratará, por exemplo da realidade empresarial frente às novas tecnologias tributaries. Não há como ignorar o tema, sempre presente no cotidiano dos empreendedores.

* A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realiza, desde o dia 6, a Operação Transporte Escolar Seguro.

* Até sexta-feira, segundo nota da assessoria de imprensa da Prefeitura, já receberam a operação 20 escolas, com 104 veículos abordados, resultando em 26 notificações, incluindo quatro remoções.

* A meta da secretaria de Mobilidade Urbana é atingir 30 instituições de ensino das redes municipal, estadual, particular e creches da cidade e dos distritos.

* Encerra nesta segunda-feira o Ciclo Diversidade Sexual, do Cineclube Lanterninha Aurélio, numa realização em parceria com o Coletivo Voe.

luneta cesma* O filme a ser exibido é o longa  peruano “Contracorrente”, dirigido por Javier Fuentes-Léon. A obra venceu o Festival de Cinema de Miami, em 2010, na categoria júri popular.

* “Contracorrente” (na foto ao lado, uma cena) também foi escolhido como melhor filme, no Festival Internacional de San Sebastian e no Sundance Festival, em 2009.

* A obra conta a historia do pescador Miguel (Cristian Mercado), casado com Mariela (Tatiana Astengo), mas apaixonado pelo artista plástico Santiago (Manolo Cardona).

* A exibição do filme, que tem 100 minutos de duração, começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo