Educação

UFSM. Antigo e contemporâneo se unem na sede de Silveira Martins: a partir de agora, com novas funções

“Ao lado, uma antiga capela. Único imóvel do qual as irmãs não abrem mão. Pode-se ver, atrás dela, um prédio recentemente construído”

Por MELISSA KONZEN (texto e foto), da Agência de Notícias da UFSM

Em frente, a construção datada de 1908, com arquitetura de estilo neoclássico, rica em detalhes e com a fachada perfeitamente intacta. A inscrição gravada em caixa alta, logo na entrada, indica que ali fora o “Collegio Bom Conselho”. Mantido até a década de 1980 pelas irmãs do Imaculado Coração de Maria, funcionava como internato para meninas e também externato para meninos. Depois disso, tornou-se colégio estadual, museu da cidade, biblioteca municipal e até sede da Unidade Descentralizada de Ensino Superior de Silveira Martins (UDESSM). Hoje, além de ser patrimônio histórico, o prédio também fará parte da história da UFSM, onde um projeto inovador será realizado.

Ao lado, uma antiga capela. Único imóvel do qual as irmãs não abrem mão. Pode-se ver, atrás dela, um prédio recentemente construído. Com um design inovador e 3.100 m², a construção é uma das maiores e mais modernas obras da UFSM. Projetado inicialmente para receber os alunos e cursos da UDESSM, o local agora se une ao histórico colégio para receberem o “UFSM Silveira Martins”.

A proposta de criar um órgão multidisciplinar de pesquisa e extensão surgiu quando a UDESSM encerrou suas atividades, em 2016. Logo se formou a Comissão de Planejamento e Uso, composta por docentes de várias áreas e também por técnico-administrativos. Hoje o projeto reúne quatro centros de ensino – Centros de Artes e Letras (CAL), de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), de Ciências Rurais (CCR) e de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) -, além do Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM).

De acordo com a professora Lia Reiniger, uma das coordenadoras do UFSM Silveira Martins, a ideia é utilizar o local para promover oficinas, eventos, reuniões, palestras e exposições. “Considerando essa gama de atividades, hoje há 12 projetos iniciais. Aqui não vai haver cursos regulares, no sentido de curso técnico ou de graduação. Haverá cursos de formação continuada, que vão incluir os jovens da região e alunos de pós-graduação”, explica.

A professora Amanda Scherer, também coordenadora da proposta, ressalta que o espaço não é restrito aos 12 projetos. A ideia é receber posteriormente outras atividades, das mais variadas áreas de ensino. “É essa vontade de integrar que está dando força e fazendo, de fato, um espaço multidisciplinar e diferenciado para a Universidade”, comenta.

Os fornos à lenha, salão de atos, grandes e médias salas e estacionamento retratam a união do antigo e do moderno, que proporciona um ambiente diferenciado e receptivo. Entre as atividades que serão desenvolvidas no local, as já confirmadas são: Centro de Pesquisas William Blake & Acervo Michael Phillips (CAL), Núcleo de Discussão e Criação de Literatura Fantástica (CAL), Centro de Documentação e Memória (CAL), Arte#ocupasm (CAL), Espaço Dança (CAL), Espaço Teatro (CAL), Espaço Gastronômico e Cozinha Social (CAL), Núcleo de Estudos da Paisagem (CCNE), Estação Avançada para Estudos de Campo do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (CCNE), Banco Público da Agrobiodiversidade Crioula (CCR), Observatório Regional de Turismo (CCSH), Cineclube Abelin (CCSH) e Videoteca nas Nuvens (CCSH).

Para o início das atividades, algumas obras de restauração do antigo colégio precisam ser concluídas, além de ajustes necessários na infraestrutura do prédio novo e na mobília. O técnico-administrativo Carlinhos Michelin participa ativamente do processo de reparação. Morador de Silveira Martins, ele considera o projeto como uma oportunidade para o município. “O intuito é agregar três aspectos: costume, língua e culinária, e fazer trabalho de resgate do patrimônio cultural e também incentivo ao desenvolvimento. Entendemos que esses aspectos são os indutores do turismo nessa região”, avalia.

A inauguração ocorrerá entre dia 26 de novembro e 15 de dezembro. Nesse período haverá diversas atividades, propostas pelos projetos que ali serão iniciados. A solenidade de abertura será dia 1º de dezembro, às 17h30.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E VER TAMBÉM OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo