DE GRAÇA. UFSM fará transporte (“intercampi”) de alunos, docentes e técnicos. Anúncio foi no Feicebuqui

DE GRAÇA. UFSM fará transporte ("intercampi") de alunos, docentes e técnicos. Anúncio foi no Feicebuqui - ufsm-transporte

Também haverá o transporte regular dentro do próprio campus da UFSM, em Camobi

Não faz nem meia hora e a UFSM, através da página do Gabinete do Reitor no Feicebuqui (AQUI) trouxe uma notícia que tende a mexer com a comunidade universitária. Trata-se do transporte gratuito intercampi. Isto é, envolvendo o campus de Camobi e os de Silveira Martins, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

Acompanhe a nota, na íntegra. Ah, o texto não esclarece os custos da novidade nem a rubric orçamentária que a bancará. A foto é também do FB. A seguir:

Transporte vai interligar campi da UFSM

Uma reivindicação antiga da comunidade universitária vai sair do papel a partir de 11 de agosto. É quando entram em funcionamento o transporte intercampi, para alunos, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs), e o transporte regular interno. Ambos serão de graça.

O primeiro deles irá interligar a sede da UFSM, em Santa Maria, com a Udessm, em Silveira Martins. O trajeto será feito de segunda a sexta-feira pela manhã, com retorno ao meio-dia. O horário exato da partida ainda está sendo definido.

O mesmo tipo de transporte – também com veículo próprio da UFSM – deverá acontecer duas vezes por semana (nas terças e sextas-feiras) para Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

Para ser contemplada pelo benefício, basta que a pessoa interessada faça um cadastro na direção do centro de origem.

Linha regular também dentro do Campus

Para os alunos e servidores do Campus de Camobi, em Santa Maria, a novidade é o transporte gratuito interno. Um ônibus vai circular de hora em hora, seguindo o mesmo itinerário das linhas tradicionais. Desta forma, segundo o Pró-Reitor de Infraestrutura, Eduardo Rizzatti, as pessoas que precisam se deslocar dentro do Campus ganharão agilidade ao circular entre os prédios.”



4 comentários

  1. João Rodolpho Amaral Flôres

    Questões a pensar:
    1)O que diz a legislação sobre esta decisão da UFSM, no que tange ao transporte intermunicipal. É possível a manutenção de rotas regulares por instituições estatais, independente de licitação?
    2)Transporte de servidores de F. Westphalen até S. Maria pode ser subsidiado, quando estes têm direito ao Vale Transporte?
    3)Estão previstos os recursos orçamentários para aquisição de veículos, manutenção, impostos, seguros e pagamento de diárias aos servidores motoristas ao longo de algo como mais de 50 semanas anuais, por decisão do CONSU?

    A ideia já fora apresentada pelos estudantes nas greves de 2011 e 2012, mas pelo que lembro existem certos óbices legais para implementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *