ECONOMIA SOLIDÁRIA. Começa a montagem de estandes na Feicoop. Seminários já tiveram início

POR MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos)

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Começa a montagem de estandes na Feicoop. Seminários já tiveram início - Montagem-dos-estandes

Montagem dos estandes na Feicoop na manhã desta quinta

A chuva que cai em Santa Maria nesta quinta-feira (17) não impediu que milhares de expositores desembarcassem no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. A montagem de estandes para a 21ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária já teve início.

É o caso de Carmem Regina Dias e Zoé Arruda, do grupo Terra Flórida, de Pelotas. Elas montaram o estande com cactos e suculentas no início da manhã.

– Hoje não é um dia de comercialização na Feira, mas de exposição dos produtos. À tarde, queremos participar do Seminário Nacional de Empreendimentos em Economia Solidária – explica Zoé.

Oficialmente, a Feicoop inicia nesta sexta-feira e segue até domingo. Hoje o dia é destinado a formação em Economia Solidária, com foco nos seminários e oficinas.

Um dos eventos mais concorridos desta manhã foi o seminário do Programa Mulher Viver Sem Violência/Unidades Móveis, coordenado pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. Realizado na Sala 2 da Escola Estadual Irmão José Otão, o seminário, que segue até as 16h, é acompanhado por um grande público.

Destaque também para os expositores estrangeiros. Uruguaios, bolivianos e argentinos já exibem suas bandeiras pelos corredores da Feicoop.

Logo mais, às 14h, tem início o Seminário Nacional de Empreendimentos de Economia Solidária em preparação para a 21ª Feicoop. O evento será realizado no Lonão Josué de Castro, no Parque da Medianeira. O economista e professor Paul Singer estará presente.

Dezenas de mulheres participam de seminário na Sociedade Mãe Rainha

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Começa a montagem de estandes na Feicoop. Seminários já tiveram início - 4º-Seminário-de-Comercialização-da-Rede-da-Economia-Solidária-e-Feminista-

Seminário de Comercialização da Rede da Economia Solidária e Feminista, na Sociedade Mãe Rainha

O 4º Seminário de Comercialização da Rede da Economia Solidária e Feminista teve início nesta manhã, na Sociedade Mãe Rainha, no Bairro Dores, em Santa Maria. O evento é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a Guayí – Democracia, Participação e Solidariedade.

Segundo a Helena Bonuma, da coordenação geral da Guayí, o evento visa a integração e avaliação dos espaços de comercialização de Economia Solidária coordenados por mulheres.

– Neste seminário definimos estratégias e novas maneiras de comercialização de produtos feitos por mulheres. Queremos mostrar o trabalho da mulher, pois ela tem uma importância fundamental na questão produtiva – ressalta Helena.

O seminário segue até domingo, com a participação de mulheres de diversas regiões do país.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *