EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Grande público e visita do ex-governador Olívio Dutra agitam Feicoop neste sábado

POR MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos)

Plenária Mundial pela Vida e Justiça Social
Plenária Mundial pela Vida e Justiça Social

Um grande público percorreu os corredores da 21ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária neste sábado, em Santa Maria. O ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, esteve presente.

A Plenária Mundial pela Vida e Justiça Social foi um dos principais eventos realizados durante o dia. A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill; o bispo do Haiti, Dom Dumas e os representantes da Cáritas, Ademar Bertucci e Loiva Machado, entre outras lideranças religiosas e da Economia Solidária participaram da plenária.

– O problema da fome e da pobreza é um problema étnico, político e de desenvolvimento. As propostas surgem do esforço de cada um de nós. Políticas públicas são fundamentais para garantir uma qualidade de vida para toda a população – afirmou Loiva.

Dom Dumas relatou a situação enfrentada pelo Haiti, como a falta de acesso à educação das crianças que moram em zonas rurais. Segundo ele, a presença de tropas militares brasileiras tem ajudado o Haiti a se reerguer, ao mesmo tempo em que é observada uma globalização da solidariedade. O religioso vê a Economia Solidária como uma alternativa para o crescimento do país.

– No Haiti não queremos a Economia Solidária apenas de voluntários ou pequenos grupos, mas que seja um compromisso de todo o Estado – projetou Dumas.

A Plenária também contou com discussões sobre políticas públicas, programas e possibilidades para combater a fome e a pobreza na Terra, além do relato de experiências bem sucedidas para o desenvolvimento sustentável.

“Eu me sinto rejuvenescido cada vez que venho nas edições desta Feira”, afirma Olívio Dutra

Antônio Alfeu da Rosa e Olívio Dutra
Antônio Alfeu da Rosa e Olívio Dutra

Olívio Dutra chegou à Feicoop por volta do meio-dia e foi direto para o refeitório almoçar. Logo depois, ele foi surpreendido por um sósia seu, o aposentado Antônio Alfeu da Rosa, de Santa Maria.

– Gosto muito dele, mas ainda não o conheço pessoalmente, só pela televisão – relatou Rosa.

– Este aqui é o meu irmão mais velho – brincou Olívio.

Junto com a irmã Lourdes Dill, Olívio visitou boa parte dos pavilhões da Feira e experimento diversos produtos coloniais, como queijo, copa, vinho, cachaça, chocolate natural, suco de cana e muito mais.

– Esta Feira tem muito haver com a qualidade da vida de todos nós e da humanidade. Eu me sinto rejuvenescido cada vez que venho nas edições desta Feira, que é permanente, mas a cada ano é internacional – destacou.

Um dos momentos mais comoventes de sua passagem ocorreu junto ao estande da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), quando rezou um Pai Nosso com a irmã Lourdes e mães que perderam filhos no incêndio da boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013. A tragédia tirou a vida de 242 jovens.

Olívio e irmã Lourdes no estande da AVTSM
Olívio e irmã Lourdes no estande da AVTSM

O político também visitou o túnel que destaca os 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), quando tomou chimarrão em um barracão montado no local. Mais tarde ele ainda conversou e posou para fotos com ativistas da campanha “Tarso, chama Agente”, que visa fazer com que o governador Tarso Genro efetive os aprovados no concurso da Polícia Civil.

– Espero não estar importunando meu governador, mas vocês estão certos. A luta é debaixo pra cima – afirmou Olívio aos ativistas após receber os materiais da campanha e se comprometer em conversar com Tarso sobre o tema.

O ex-governador ficou na Feicoop até as 15h, quando iniciou o retornou a Porto Alegre.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo