EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Lançado o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários

POR MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos)

Economista Paul Singer
Economista  e professor Paul Singer

A 21ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária tiveram início nesta sexta-feira, em Santa Maria. Um dos principais eventos da manhã foi o Lançamento do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL).

O CADSOL tem por finalidade o reconhecimento público desses empreendimentos de modo a permitir-lhes o acesso às políticas públicas nacionais de Economia Solidária e demais políticas, programas públicos de financiamento, compras governamentais, comercialização de produtos e serviços e demais ações e políticas públicas a elas dirigidas. O cadastro foi publicado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Diário Oficial da União, em 24 de março, Portaria 373.

O economista Paul Singer foi um dos palestrantes do evento. Segundo ele, o CADSOL e a autogestão das comunidades de Economia Solidária tendem a ser um avanço para o setor.

– Cada comunidade de Economia Solidária tende a moldar coletivamente suas vidas para que sejam melhores não apenas economicamente. Estas comunidades são os locais onde as pessoas buscam se realizar para serem felizes – relatou Singer.

Ainda este ano será criado um ícone no site do MTE (www.mte.gov.br) onde será possível fazer o cadastro.

Túnel resgata os 30 anos de luta do MST

Produtos do MST
Produtos expostos no Túnel do MST na Feicoop

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem um espaço diferenciado na Feicoop. Um túnel com produtos e dezenas de banners resgatam os 30 anos de história do Movimento. Inclusive um barracão, com fogão de tijolo e uma tarimba (cama rude feita de taquara) estão expostos no local.

Na manhã desta sexta-feira, o agricultor Ederli Zimermann estava recepcionando os visitantes no local.

– Estou há cinco anos acampado em Santa Vitória do Palmar. Este barracão é bem fiel aos que temos no acampamento – afirma Zimermann.

Tempo bom e dia movimentado na Feira
A sexta-feira amanheceu com sol em Santa Maria. O tempo bom repercutiu no bom movimento pelos corredores da Feira. A concentração também foi grande na Escola Irmão José Otão, vizinha à Feicoop, onde teve início o 10º Acampamento Estadual do Levante Popular da Juventude.

Logo mais, às 14h30min, ocorre a 10ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social, com concentração no Santuário Basílica da Medianeira. Às 16h, no Palco da Feira, tem início a abertura oficial.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo