EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Reunião da Cáritas antecipa começo dos eventos. Confira a programação completa

Fundos Rotativos Solidários já estão reunidos. É o início antecipado da programação
Fundos Rotativos Solidários já estão reunidos. É o início antecipado da programação

Oficialmente, a 21ª Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária iniciam na sexta-feira, 18, e vão até domingo, 20 – no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheister. Na prática, porém, a movimentação já começou em Santa Maria. E não é pouca coisa.

Nesta terça, por exemplo, 60 integrantes da rede Cáritas e Fundos Rotativos Solidários, inclusive com representação do exterior, participaram de discussão no Instituto São José. Para saber disso e muito mais acerca do que acontece em Santa Maria, confira material da assessoria de imprensa dos eventos da economia solidária. E, lá embaixo, você tem o linque para a programação INTEGRAL. O texto e as fotos são de Maiquel Rosauro. Acompanhe:

Confira a programação da 21ª Feicoop

Conrado: “Feicoop tem importância vital para desenvolvimento da economia solidária”
Conrado: “Feicoop tem importância vital para desenvolvimento da economia solidária”

Projeto Esperança/Cooesperança divulgou nesta tarde a programação da 21ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, que serão realizadas entre os dias 18 e 20 de julho, em Santa Maria. Todavia, já teve início nesta terça-feira (15) o primeiro evento da programação. 

Desde o início da manhã, o Instituto São José recebe o Intercâmbio Nacional de Fundos Rotativos Solidários, com a presença de 60 representantes da rede Cáritas e Fundos Solidários de todos os estados brasileiros (com exceção do Rio de Janeiro) e também do Haiti. O evento tem o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

– O intercâmbio visa a troca de experiências dos agentes da Cáritas de todo o Brasil. Amanhã vamos conhecer experiências de Fundos Solidários em Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e em Santa Maria. Todos os dados coletados aqui serão discutidos e levados para outras experiências realizadas em todo o Brasil – explica Jaime Conrado, membro da coordenação colegiada nacional da Cáritas.

Segundo Conrado, em nível nacional, a Feicoop tem uma importância vital para o desenvolvimento da Economia Solidária.

– A Feicoop é um marco histórico na Economia Solidária no Brasil. É o local onde reabastecemos nossas baterias. Aqui é onde vemos a Economia Solidária acontecer de verdade e se tornar exemplo para todo o país. Quem dera se tivéssemos uma “Santa Maria” em cada Estado do Brasil – argumenta Conrado.

O que você precisa saber sobre a 21ª Feicoop

A Feicoop é promovida e realizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, Arquidiocese de Santa Maria, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Banco da Esperança. O patrocínio é de Cáritas, Campanha da Fraternidade, BRDE, Sicredi, IRGA, Banrisul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, SUS, Anvisa, Sebrae, BNDES e Petrobrás.

Além da comercialização de produtos da Agricultura Familiar e de grupos de Economia Solidária, durante os dias de Feira também irão ocorrer conferências, seminários, oficinas, debates, momentos culturais e shows. Destaque para a 14ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar, 10º Seminário Latino Americano de Economia Solidária, 10ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social e 10º Acampamento do Levante Popular da Juventude.

Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.

Refrigerantes também não são comercializados. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias. 

Não esqueça!

O quê: 21ª Feira Internacional do Cooperativismo e a 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária

Quando: 18 a 20 de julho

Horário: 7h30min às 20h

Onde: Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, nos fundos do Parque da Medianeira (Rua Heitor Campos s/n, Bairro Medianeira), em Santa Maria

Atrativos: Mais de 10 mil variedades de produtos oriundos da Economia Solidária e Agricultura Familiar. A entrada é gratuita

Informações adicionais

Site: www.esperancacooesperanca.org.br

Fanpage: www.facebook.com/feicoop

PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo