Artigos

Podemos começar? – por Bianca Zasso

Quem é jornalista sabe: entrevistar é uma arte e pode ser também uma das experiências mais profundas de um profissional da comunicação.  No dia-a-dia de um jornal, as entrevistas costumam ser curtas, pergunta-se o básico e a correria impede que o que há por trás das respostas seja revelado por completo. Mas há momentos de glórias para alguns jornalistas. A tão esperada entrevista exclusiva um dia chega e o frio na barriga é inevitável. Para o bem ou para o mal.

Em Entrevista, filme dirigido e protagonizado pelo ótimo ator Steve Buscemi e lançado em 2007, o jornalismo está em crise. E o jornalista também. Buscemi dá vida a Pierre, um repórter político que perde o que ele considera ser a chance de sua carreira porque seu editor o enviou para uma pauta completamente fora do seu universo.

Ao invés de comentar a crise financeira que assola o país, ele é indicado para entrevistar Katya, uma atriz famosa conhecida mais por seus casos amorosos do que por seu talento na atuação. Interpretada com segurança por Sienna Miller, Katya é a típica starlet americana, rica, bonita, cheia de fãs e ostentando o tempo todo um estilo blasé.

Dois personagens de universos diferentes, mas que dependem um do outro. Pierre precisa da entrevista para manter o emprego e Katya para manter a popularidade. Só que Pierre não consegue disfarçar sua decepção com a própria pauta e acaba irritando a entrevistada. Mas um acaso do destino, bem ao gosto do cinema, vai dar a ele a conversa da sua vida.

Entrevista poderia ser apenas mais um filme sobre o paralelo entre atrizes fúteis e jornalistas sérios, mas vai além. Buscemi, que sabe como ninguém segurar o clima sem precisar de grandes artifícios técnicos, encena uma conversa intensa, inteligente e emocionante sem pieguices ou julgamentos. O que era para ser uma entrevista torna-se um troca de segredos e desejos, com entrega total de ambas as partes. A bela loira não é tão fútil quanto se imagina e especialista em política não leva a vida tão a sério quanto parece.

A cada pergunta, a cada resposta, somem a atriz e o jornalista. Só resta o ser humano, suas neuras, vontades e crises. É, como não poderia faltar, seus segredos.  O filme de Buscemi, apesar da abordagem original, é uma refilmagem de um longa homônimo de 2003, dirigido por Theo van Gogh, conhecido por ser perfeccionista e usar cenários quase vazios em suas produções. Uma bela metáfora do vazio nosso de cada dia. Buscemi manteve esse detalhe, colocando a estrela Katya num enorme apartamento cheio de espaços vazios.

Entrevista não é um filme indicado apenas para jovens jornalistas ansiosos por um tête-à-têtea com alguma personalidade importante. É um filme para quem gosta de conversas reveladoras, sem máscaras, livres. Para que dá próxima vez que pararmos em frente aos nossos entrevistados, sabermos que por mais completas que sejam nossas perguntas, muitos mistérios continuarão escondidos.

Entrevista (Interview)

Ano: 2007

Direção: Steve Buscemi

Disponível em DVD

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo