Arquivo

No comando. No Dia Internacional da Mulher, elas têm posição destacada em Santa Maria

Os jornais da cidade capricharam. No Dia Internacional da Mulher, o que não falta é a (mais justa) homenagem a ela, tanto em A Razão quanto no Diário de Santa Maria. Aliás, conforme reportagem de Elisete Tonetto, que A Razão publica em sua edição de hoje, várias ostentam posição de comando, algumas delas em funções que, não faz muito, eram consideradas um “privilégio” masculino.

 

Uma delas é a delegada Débora Dias. Outra a diretora-geral do Fórum, a magistrada Karla Aveline. Mas não apenas. Há também a coordenadora administrativa do Hospital Universitário, a enfermeira Naura Coutinho.

 

Aliás, também em A Razão, mas no Caderno Teen, são entrevistadas as adolescentes de 15 anos Manoella Keller, que pretende ser jornalista, e Jenifer Godoy, que sonha com a arquitetura. Ambas deixam muito claro, também, não abrir mão do direito de constituir uma família.

 

Enfim, o dia é totalmente delas, e esta (nem sempre) humilde página de internet se solidariza com a luta permanente das mulheres pela emancipação plena. Confira, a seguir, o texto de Elisete Tonetto, com as mulheres que estão em posições conquistadas e hierarquicamente privilegiadas em Santa Maria:

 

“Mulheres que comandam na cidade

Em Santa Maria, não são poucas as mulheres que ocupam cargos de destaque e nas mais variadas profissões

 

A liberação sócio-comportamental da mulher transformou o mundo: introduziu a mão e a cabeça do sexo considerado, até então frágil, definitivamente no mercado de trabalho, dando-lhe não só independência financeira mas também cargos de chefia. Na cidade, não são raras as mulheres que levaram adiante seus sonhos e hoje são reconhecidas pelas funções que desempenham e posição que ocupam.

 

Na lista das mulheres que quebraram a barreira do preconceito e ditam as regras, nos seus respectivos cargos, estão a delegada titular da Delegacia de Polícia para a Mulher (DPPM), Débora Dias; a diretora do Forum, Carla Aveline e a coordenadora administrativa do Pronto-Socorro do Hospital Universitário (HUSM), Naura Coutinho.

 

Elas foram as escolhidas por A Razão para receber a homenagem, em nome de todas as representantes do sexo feminino, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

 

“Uma data importante visto que serve para ampliar discussões sobre as conquistas e caminhos que ainda faltam serem seguidos por quem ainda não conquistou estabilidade”, considera a diretora geral do Forum de Santa Maria, a juíza da 2ª Vara de Família, Karla Aveline, 39 anos, que pratica aulas de equitação e caminhada, nas horas vagas para levar uma vida mais saudável.

 

“Administrar o Forum é o que menos me dá trabalho. Já na Vara de Família o que não faltam são processos para serem analisados. Só em andamento, em torno de 4 mil”, destaca a diretora geral da Comarca que permanece no cargo até abril de 2008.

 

Para a delegada Débora Dias, 38 anos, que além da DPPM, responde ainda pela Delegacia do Idoso, “no geral, a mulher ainda sente, até por uma questão cultural, que é exigida no…”

 

SE DESEJAR ler a íntegra, clique aqui, ou confira a edição impressa de A Razão, nas bancas desde as primeiras horas da manhã.

 

SE DESEJAR ler também o material publicado pelo Diário de Santa Maria, sobre o Dia Internacional da Mulher, clique aqui, ou confira a edição impressa, nas bancas igualmente desde as primeiras horas da manhã.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo