ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Eis os “eventos da Irmã Lourdes”

Centro de Referência Dom Ivo, é aqui mesmo onde tudo acontece (Foto Arquivo/AIPM)
Centro de Referência Dom Ivo, é aqui mesmo onde tudo acontece (Foto Arquivo/AIPM)

É incrível, mas ainda há em Santa Maria quem torça o nariz para a economia solidária. Mais disfarçadamente do que tempos atrás, conceda-se. Mas ainda real. Vale para os segmentos empresarial e político. Há um quê de ideológico nisso. E também um certo desconforto com a inusitada, digamos assim, sinceridade da irmã Lourdes Dill.

Esse é um capítulo interessante. Trata-se de uma mulher diferente. Coordena o Projeto Esperança/Cooesperança, o berço da economia solidária. E comanda com muita disciplina todos os eventos. É reconhecida entre os seus e respeitada na Igreja. Conquistou distinções estaduais e até nacionais, numa forma de todos dizerem que, sim, ela é o esteio dos eventos que, ano sim, ano também, movimentam Santa Maria e um punhado de comunas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Tudo o que você leu até aqui pode ser discutido. E até contestado. Ou mesmo ignorado. Mas há algo absolutamente certo: milhares de pessoas acorrerão neste final de semana ao Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheister. Vão consumir. E até discutir, os que participam das atividades paralelas à comercialização de produtos dos grupos solidários que aqui aportam. E reconhecerão tratar-se do maior evento de massa de Santa Maria, em número de visitantes num espaço tão curto de tempo – descontada a Romaria à Medianeira.

Há até certa confusão de nomes. É a 21ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo. Também é a 10ª Feira Latino Americana da Economia Solidária. Junte-se a isso outras nomenclaturas, como a 14ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar e o 10º Acampamento Popular do Levante da Juventude. Mas tudo, tudo isso, acabou-se transformando normal chamar de uma coisa só: economia solidária. Ou, mais simplificadamente ainda, os “eventos da Irmã Lourdes”. Faz sentido. Faz todo o sentido.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo