Destaque

BASTIDORES. CPI dos Cemitérios, recado (ameaça?) para Pozzobom, férias de quatro dias, Beira-Trilhos…

Déjà vu no Parlamento: vereadores recriaram CPI que atuou há quatro anos e uma comissão especial que estava em atividade ano passado

Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos Allysson Marafiga/AICV/Câmara e Reprodução), da Equipe do Site

A nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá apurar possíveis irregularidades na administração dos cemitérios públicos municipais foi formada na sessão plenária de terça-feira (29). A proponente Deili Silva (PTB) será a presidente, Juliano Soares – Juba (PSDB), o vice; e Daniel Diniz (PT), o relator.

Uma CPI com o mesmo intuito já existiu no Legislativo santa-mariense. Há quatro anos, Deili apurou a desorganização do governo Schirmer em lidar com os cemitérios. O foco, agora, é analisar a gestão de Pozzobom.

Regularização fundiária

Virou moda ressuscitar comissões no Parlamento. O vereador João Kaus (MDB) criou novamente a comissão especial para acompanhar e tratar de questões relacionadas à regularização fundiária de áreas de Santa Maria. O emedebista será o presidente; Jorge Trindade – Jorjão (Rede), o vice; e Lorena Santos (PSDB), a relatora.

Ano passado, uma comissão especial tratou do tema entre maio e dezembro. O colegiado era formado por Manoel Badke – Maneco (DEM), presidente; Marion Mortari (PSD), relator; e Kaus na condição de vice-presidente. Para conferir o Relatório Final, clique AQUI.

Tarifa de água

Por unanimidade, os vereadores aprovaram projeto de Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB) que determina desconto na tarifa da Corsan em caso de falta d’água. A proposta estabelece que o cliente da concessionária tenha direito a 1/30 de abatimento sobre o valor da tarifa mínima mensal e média do serviço, por dia de falta de abastecimento de água.

Na discussão da proposta, os vereadores mandaram um recado ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB): ‘se vetar o projeto, vamos derrubar o veto’.

Os parlamentares estão receosos pelo fato de que a Procuradoria Jurídica da Casa apontou que a proposta é inconstitucional (AQUI). Além disso, Pozzobom vetou um projeto de Alexandre Vargas (Republicanos) pelo mesmo motivo (AQUI).

Férias

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) entrará em férias regulamentares por quatro dias, a contar de quinta-feira (31). Neste período, quem assume as rédeas do Executivo é o vice-prefeito Sérgio Cechin (PP).

Beira-trilhos: parlamentares santa-marienses acompanham situação da reintegração de posse que ameaça famílias que moram às margens da ferrovia

Brasília

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e os vereadores Luciano Guerra (PT), Valdir Oliveira (PT) e Marion Mortari (PSD) participaram de uma audiência sobre alternativas às ações de reintegração de posse que ameaçam as famílias que moram nas margens dos trilhos de trem. O encontro ocorreu na Advocacia-Geral da União (AGU), na terça (29), em Brasília.

“Muitos deputados, prefeitos e vereadores de diversos municípios presentes, além de vários representantes dos moradores beira-trilhos. Infelizmente, mais uma vez o prefeito de Santa Maria ignorou esta importante audiência: não participou e nem mandou representantes”, postou Valdir Oliveira no Facebook.

Além do quarteto local, o presidente da Associação de Moradores Beira-Trilho, Pablo Elizandro Rocha, também participou do encontro.

Porto Alegre

Na noite de terça, partiram para Porto Alegre os vereadores Adelar Vargas – Bolinha (MDB), Alexandre Vargas (Republicanos), Celita da Silva (PT) e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT). A regularização das Cohabs é um dos principais assuntos que serão tratados na viagem (AQUI). O quarteto retorna ao município na noite de quinta (31).

Centro de Eventos

A empresa Bragagnolo Construção Civil é a vencedora da licitação referente à construção da 4ª etapa do Centro de Eventos de Santa Maria, localizado no Centro Desportivo Municipal (CDM). A obra tem o preço global de R$ 2,6 milhões.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (AQUI), sendo também aberto o prazo de cinco dias para recursos.

PA do Patronato

A empresa Ourique Eletricidade e Construções venceu a licitação para execução das instalações elétricas dos circuitos alimentadores das autoclaves e do aparelho de raio-x do Pronto Atendimento Municipal Professor Flávio Miguel Schneider, o PA do Patronato. A empreitada terá o custo de R$ 56,7 mil. Detalhes AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo