CulturaEducaçãoHistóriaTrabalho

NEGRITUDE. “Cultura na Sedufsm” e a questão do negro na história brasileira

Foi um debate e tanto, o ocorrido na noite de ontem, para as galerias da Câmara de Vereadores lotada. O tema: a negritude. E a história. A promoção do sindicato docente da UFSM, Cultura na Sedufsm, trouxe a Santa Maria os professores Arilson dos Santos Gomes e o Mário Maestri.

Mestri e Gomes, com dirigentes sindicais: debate importante na Câmara

O que eles apresentaram e mais um resumo da discussão você encontra no material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes. O texto é de Fritz R. Nunes, com foto de Renato Seerig. A seguir:

 “Cultura na SEDUFSM resgata participação do negro na história brasileira

A atividade “Novembro Negro” promovido pelo Cultura na SEDUFSM nesta segunda, 22, trouxe à tona dois aspectos importantes no debate sobre a negritude: o primeiro deles se refere ao protagonismo dos gaúchos em relação à própria valorização da data do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.

Segundo o historiador do Memorial Rio Grande do Sul, Arilson dos Santos Gomes, foi em Porto Alegre, na década de 1970, através de um grupo chamado Palmares, que iniciou o debate em que se considerou que a data de valorização do negro deveria ser em novembro, e não na data da abolição, em 13 de maio.

O segundo elemento resgatado no debate de segunda à noite se referiu aos 100 anos da ‘Revolta dos Marinheiros’, também conhecida como da Chibata. Na abordagem feita pelo historiador e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Mário Maestri, foi lembrado o papel de João Cândido, um afro-sul-rio-grandense que liderou uma revolta de marinheiros que colocou em xeque uma prática da Marinha que, mesmo em 1910, mais de 20 anos após o fim da escravidão, ainda tratava os marujos negros como “cativos”, burlando a própria lei, que proibia o uso do chicote e do tronco para as punições.

Maestri, um estudioso do assunto, destacou que a revolta dos marinheiros na cidade do Rio de Janeiro teve muita influência de uma outra rebelião famosa, a do ‘Encouraçado Potemkin’, na Rússia, em 1905. Questionado se era possível nesta época (1910), haver canais de comunicação para que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo