TEATRO. Armazém traz ‘Histórias de um Gauchinho’, com base nos trabalhos de Antônio Augusto Ferreira
Estreia na próxima quinta, 31, o espetáculo “Histórias de um Gauchinho”, produção da Companhia Armazém, que teve o projeto da peça, baseada em composições musicais e livros de Antônio Augusto Ferreira. A obra fez parte de um projeto selecionao pelo Fundo de Apoio a Cultura das Artes/RS (FAC das Artes ) – o que garantiu R$ 100 mil para a montagem.
Depois da estreia, “Histórias de um Gauchinho”, o espetáculo terá quinze apresentações até metade de outubro, com entrada gratuita, em CTGs e escolas de Santa Maria e Região. É um grupo, a Armazém, que reúne um punhado de gente muito boa nas artes cênicas e musicais da boca do monte. Sobre ela, o FAC das Artes e, claro, a propósito do espetáculo, vale conferir o material que o editor recebeu de Patrícia Garcia, integrante da Companhia. A foto é de Divulgação. A seguir:
“Em 2013 a Armazém foi contemplada com o FAC das Artes – Fundo de Apoio a Cultura das Artes/RS, para a montagem do espetáculo “Histórias de um Gauchinho”.
O FAC das Artes é uma iniciativa do Governo do Estado que pretende valorizar o talento individual e coletivo através do estímulo à produção artística, ao desenvolvimento de atividades, à promoção de experiências estéticas criativas e inovadoras e da pesquisa autoral e de novas linguagens artísticas. Também incentiva o intercâmbio de ideias e a convergência entre arte e tecnologia valorizando a diversidade artística do Rio Grande do Sul.
Foram selecionados ao todo 30 projetos (5 curtas-metragens, 10 festivais de música, 8 projetos de artes visuais e 7 produções de circo, dança ou teatro).
O projeto concorreu dentro de sua categoria com outros 42 e, foi contemplado com o prêmio de R$ 100.000,00 para sua montagem.
Sobre o projeto:
O projeto consiste na montagem do espetáculo cênico “Histórias de um Gauchinho.” O espetáculo é uma união das artes cênicas, da música nativista, do folclore e dos contos, através da figura do contador de causos.
“Histórias de um Gauchinho” explora a comicidade dos personagens “tipicamente gaúchos”, a poesia dos “nossos pagos”, os nossos surpreendentes “causos e contos gauchescos” e a cultura e tradição do estado, de forma cômica e inusitada, sem perder a profundidade das relações familiares.
A base de pesquisa textual e as músicas utilizadas no espetáculo são do autor, poeta e compositor gaúcho Antônio Augusto Ferreira e os seus livros: Tio Bonifa e seu cachorro Piraju, Sol de Maio e Alma de Poço. Do repertório estarão: Alma de Poço, Sol de Maio, Renascimento, Entardecer e Veterano.
Sinopse:
O espetáculo narra às peripécias de Tio Bonifa, um velho gaúcho que hoje mora (por escolha própria) longe de sua família e amigos. Ao contar suas memórias, ele revive divertidas histórias que irão ajudá-lo a tomar uma importante decisão nos dias atuais. Afinal, como ele próprio nos conta: “A vida é um causo dentro de outro causo; que ainda vai acontecer, pra alguém poder contar.”
Ficha Técnica:
Direção: Leonardo Roat
Elenco: Bernardo Varone, Cândice Lorenzoni, Henrique Dallmeyer, Patrícia Garcia, Ricardo Paim, Tiago Teles
Direção Musical: Josemar Dias. Músicos: Beto Portes, Cezar Leal, Deborah Rosa, Pablo Cardoso, Ricardo França
Cenário/Figurino: Luciano Santos
Assistente de palco: Harrison Garcia
Trilha Sonora: Músicas de Antônio Augusto Ferreira
SAIBA MAIS SOBRE A COMPANHIA: A Armazém iniciou oficialmente suas atividades em janeiro de 2005. A Companhia é formada por profissionais gaúchos, diplomados no interior do estado do Rio Grande do Sul, unidos com um único objetivo: sobreviver da arte, sustentando-se da paixão nutrida por ela, sem jamais abrir mão da qualidade de seus trabalhos e, principalmente, sem deixar para trás a cidade que os formou e que por tanto tempo os acolheu.
A Companhia trabalha com as mais diversas atividades relacionadas à arte, entretenimento e criação. Desde espetáculos teatrais, shows de humor, intervenções teatrais, produção de eventos, produção de audiovisuais, bem como marketing cultural e cultural marketing.
PARA AS ESCOLAS interessadas em receber o espetáculo, basta fazer contato pelos telefones (55)8105-0007 ou (55)9121-6675 (falar com Ricardo Paim) ou pelo email [email protected].”
Buenas ! O Teatro regionalista esta de volta. Queremos um espetaculo aqui durante a semana farroupilha é possivel ? Queremo motivar nosso jovens do CTG GALPAO DA PEONADA para uma oficina de teatro regionalista !!! http://www.galpaodapeonadactg.blogspot.com.br
Não vi o espetáculo mas já gostei. Conheço algumas pessoas. Sei da capacidade. Então vou ver e sei que vou gostar. Esta china kaká é demais. Suerte e merda, muita.