EstadoMeio AmbienteUFSM

AMBIENTE. Em defesa do Bioma, UFSM e Governos debatem a instalação, na cidade, do Instituto Pampa

Reunião serviu para tratar da instalação de unidade em Santa Maria do Instituto do Pampa
Reunião serviu para tratar da instalação de unidade em Santa Maria do Instituto do Pampa

O material não precisa a data, mas o editor presume que tenha acontecido na sexta-feira, quando o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), Cleber Prodanov, esteve em Santa Maria para uma série de contatos – inclusive como Exército, como o sítio NOTICIOU  na manhã de domingo.

Mas o mais importante, meeesmo, é a reunião – qualquer que tenha sido o dia – entre o secretário e a reitoria da UFSM. E o tema: a preservação do Bioma Pampa que, só para oferecer um dado, tem uma fauna fantástica, com quase 500 espécies de aves. Para saber mais, confira o material disponível no sítio do Governo do Estado. A reportagem é de Guérula Viero (com informações do Ministério do Meio Ambiente) e foto de Divulgação. A seguir:

Secretaria da Ciência e UFSM elaboram projeto para instalação do Instituto Pampa em Santa Maria

A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit) e a Universidade de Santa Maria uniram-se para elaborar um projeto do Instituto do Pampa. A ideia é estabelecer parcerias para instalação de uma unidade em Santa Maria, que possibilite ampliar as pesquisas para a preservação do Bioma Pampa. 

O titular da Scit, Cleber Prodanov, e o diretor administrativo, Gilmar Valadares, reuniram-se com o reitor Paulo Burmann, com o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Osvaldo Moraes, a diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), Nadya Silveira, para definir as propostas ao documento. Após a elaboração, o projeto será apresentado ao MCTI para buscar recursos e viabilizar a instalação do Instituto em Santa Maria. 

O Pampa é uma das áreas de campos temperados mais importantes do planeta. No Brasil, o Bioma está restrito ao Rio Grande do Sul, onde ocupa 178.243 km² – o que corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território nacional…”  

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo