ASSEMBLEIA. Proposta quer, por iniciativa popular, tornar feriado estadual dia de Zumbi, 20 de novembro
Já houve uma iniciativa em Santa Maria, ao que lembra o editor, faz coisa de 10 anos. Não prosperous, por razões várias. Agora, a ideia tomou outras proporções, a partir da Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras formade de Discriminação, que funciona na Assembleia Legislativa – coordenada pelo deputado Valdeci Oliveira.
Qual é a ideia? Propor, via projeto de iniciativa popular, que o dia 20 de novembro, data em que é lembrado o heroi negro Zumbi dos Palmares, seja feriado estadual. Mais detalhes chegam através do material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do parlamentar. O texto e a foto são de Tiago Dias. A seguir:
“Projeto de inciativa popular coleta assinaturas para feriado em 20 de novembro no RS
Um projeto de iniciativa, popular que deverá ser protocolado na Assembleia Legislativa, está tomando forma a partir das reuniões da Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras formas de Discriminação, instalada em 2014, no Parlamento Gaúcho. Os integrantes de diversos movimentos sociais, reivindicaram ao coordenador da Frente, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que fosse proposto um projeto de lei para tornar feriado estadual a data de 20 de novembro, como ocorre em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. A data é marcada como Dia Nacional da Consciência Negra e lembra a morte de Zumbi dos Palmares, ícone do movimento negro.
Para a proposição ser concretizada, a primeira etapa é o apoio popular. São necessárias em torno de 80 mil assinaturas a serem coletadas em todo o Estado. O lançamento oficial da iniciativa ocorre nesta quarta-feira (06), às 9h, na Assembleia Legislativa, logo após a reunião ordinária da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), já que a Frente Parlamentar surgiu como um complemento das discussões naquela comissão.
Segundo o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Valdeci Oliveira, a iniciativa contará com o apoio dos parlamentares gaúchos. “Vamos buscar o envolvimento de todos os deputados. A demanda é uma justa reivindicação do movimento negro para manter viva a história e a cultura do seu povo”, afirmou.
Conforme a secretária executiva da Frente Parlamentar, Ivonete Carvalho, as assinaturas também deverão integrar o processo de mobilização em nível nacional. “Esta campanha visa reforçar as iniciativas que propõem a data como um feriado nacional, que precisa ter reconhecido o seu valor e a importância cultural para o povo brasileiro”, comenta.”
Será ótimo, pode inclusive ser rebatizado para Dia da Diversidade Étnico-Racial e contemplar todas as minorias que sofrem preconceito neste RS afora.
Marketing eleitoral. Sujeito fica quatro anos na assembléia e do nada sai com uma proposta destas.
Concordo com o Lukas Neusser. Todas as raças ou etnias devem ter os mesmos direitos.
E mais, para mim é muito feriado. Por que Dia de Finados não pode ser em domingo fixo , como é Dia dos Pais e Dia das Mães.
Ora nosso PIB anda cada vez mais indo para o poço. A cada dia parado, seja qual motivo for, é menos produção.
E tem mais uma questão: por justiça não apenas os negros devem ter seu herói, mas outras raças discriminadas também. Então precisamos de um feriado para os índios, judeus, ciganos para ficar somente nestes.
Sejamos justos: a iniciativa de 10 anos atrás foi do então vereador José Carlos Rodrigues da Silva, o SILVA, que na época estava no PT. Segundo o próprio, a iniciativa não foi aprovada devido à pressão dos setor comercial-empresarial de Santa Maria.