CongressoEsportePolítica

ESPORTE. Projeto de lei de senador quer tornar a CBF passível de fiscalização do Tribunal de Contas da União

Randolfe Rodrigues: objetivo é a transparência
Randolfe Rodrigues: objetivo é a transparência

O autor da proposta é o amapaense Randolfe Rodrigues, do PSOL. A ideia dele é que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhe anualmente suas contas ao TCU para que sejam apreciadas. E mais: a entidade deve informar a cada três meses qualquer operação financeira acima de R$ 5 mil, além dar conta de qualquer negociação com o exterior, entre outras obrigações que serão criadas.

Nem precisa dizer que a chamada “bancada da bola”, sempre disponível para defender os cartolas, já está eriçada. Sem falar que há dúvidas, sim, se isso não significaria a intervenção indevida do poder público numa instituição privada. Algo que é, por sinal, negado por Rodrigues, como você pode conferir no material produzido pela Agência Senado. A foto é de Waldemir Barreto. Acompanhe:

Relator diz que proposta de fiscalização da CBF não representa intervenção no futebol

Em entrevista à Rádio Senado nesta sexta-feira (8), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) negou que o projeto que permite a fiscalização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)represente um tipo de intervenção estatal. A proposta (PLS 221/2014) estabelece regras rígidas de fiscalização das entidades que dirigem o futebol no país.

Randolfe foi relator do projeto, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde foi aprovado na terça-feira (5). O projeto ainda passará pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em caráter terminativo, sob relatoria do senador Gim (PTB-DF). Se aprovada, seguirá de imediato para avaliação na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado.

– Não vamos colocar um interventor estatal na CBF, vamos dar instrumentos para que as contas da CBF sejam de fato transparentes. Só com transparência saberemos como os milionários contratos da CBF são operados e quem esta lucrando com o futebol brasileiro – explicou Randolfe.

Entre os mecanismos de transparência previstos no projeto o acompanhamento da CBF e das federações estaduais pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Receita Federal e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo