Arquivo

Outro lado. Deputados governistas reconhecem esforço para chegar a soluções. Já a oposição…

A Assembléia Legislativa, que representa o conjunto da sociedade gaúcha, também faz um balanço dos primeiros 100 dias de governo de Yeda Crusius. E, aqui, com certeza, não se percebe assim tanto otimismo com relação ao que foi apresentado nesse início da administração consorciada do PSDB com vários outros partidos, que também colaboram, inclusive com cargos chave, na administração do Estado.

 

Percebe-se, claramente, como você verá nas sugestões de leitura (no final deste texto), que os parlamentares identificados com o governo, procuram ao menos reconhecer o que seria um esforço para recompor as combalidas finanças estaduais. E que isso, claro, significa obrigatoriamente a imposição de sacrifícios que outros governantes não se propuseram a fazer.

 

Há uma quase compreensão, é fácil notar, para com as dificuldades enfrentadas pela governadora que se dispôs a “um novo jeito de governar”. Mas também não há, muito longe disso, ênfase na defesa das propostas governistas – mesmo que elas sejam aprovadas pelo parlamento.

 

Comportamento diferente, e nem poderia ser de outra forma, numa democracia, é o da oposição. Especialmente do Partido dos Trabalhadores, que tem a maior bancada de deputados com acento no Palácio Farroupilha. Aí, bem, aí é um fogo só.

 

O PT, inclusive, apresentou um documento, nesta segunda-feira, em várias regiões do Estado, inclusive em Santa Maria, que é uma crítica aguda ao jeito de conduzir a administração do Rio Grande. E pega forte no que considera a contradição entre as propostas de campanha e o efetivo exercício do governo, como declarou, com palavras levemente distintas, o líder da bancada petista no Parlamento, Raul Pont.

 

E aí, e quem avalia é este (nem sempre) humilde observador das coisas da política, se nota com clareza que o enfrentamento entre governo e oposição tende a ser mais agudo, no Parlamento. E isso, cá entre nós, também é da democracia. E vale para todo o período de governo, não apenas nos primeiros 100 dias. E para qualquer governo, não apenas este. É aguardar para ver. E crer. Ou não.

 

SUGESTÃO DE LEITURAleia aqui a reportagem de Vanessa Lopez, “Deputados avaliam os 100 dias do governo de Yeda“, distribuída pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. Já aqui você pode encontrar também manifestações individuais dos deputados, acerca do mesmo (e também de outros) assunto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo