ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Vida e morte da 1ª Guarda Municipal

Isso é história!

14 de janeiro de 1831 – São nomeados os primeiros guardas municipais.

18 de agosto – Lei imperial que cria a Guarda Nacional e extingue os corpos de milícias, guardas municipais e ordenanças”.

16 de março de 1832 – Uma escritura pública desta data informa que o nome oficial da povoação é Capela do Acampamento de Santa Maria da Boca do Monte, que a Rua do Acampamento ainda se chama de São Paulo e a Dr. Bozano é conhecida por Pacífica.

20 de junho – São Martinho é elevada à capela curada, com a denominação de Capela de Cima da Serra de São Martinho da Boca do Monte, na comarca de Cachoeira, por provisão do Cônego João Batista Leite de Oliveira Salgado, Vigário Geral da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, dividindo-se pelo leste com a capela de Santa Maria da Boca do Monte, pelo oeste e sul com os povos das Missões…”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo