CidadaniaEsporte

CIDADANIA. Vitor Hugo do Amaral Ferreira, via Lenio Streck, e a questão do racismo e o “caso do Grêmio”

“…Viva Pindorama, onde nossas elites e classes médias se indignam no varejo e se omitem no atacado. No mundo do futebol, então… Os clubes sonegam INSS; os árbitros mudam os resultados dos jogos escandalosamente; bandeirinhas dão impedimentos…porque sim!; jogadores simulam faltas a rodo (estelionatários); a violência campeia solto; pobres não entram nos estádios por causa dos preços; jogos são realizados em horários insalubres… Nada disso indigna as nossas classes médio-esportivas ou elite-esportivas.

O futebol está em decadência. Jogadores cobram escanteios no primeiro pau… O único cobrador de faltas do Brasil é um…goleiro…de 41 anos. Não treinamos fundamentos. Os técnicos são chamados de professores…! Nos escanteios há guerra de todos contra todos. E ninguém faz nada. Omissão! Falta, pois, uma epistemologia do e no futebol…

Quando ocorre um episódio como a injúria racial (e não prática de racismo, como os néscios dizem) contra o goleiro Aranha, entra em campo o politicamente correto. Mas, por que os demais sócios e torcedores do clube devem ser punidos por algo que não deram causa? Falar em “torcida” é algo metafísico. Quer dizer que se alguns vileiros vendem crack toda a vila deve ser punida? Hein? Que feio…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Grêmio Racista (?)”, de Vitor Hugo do Amaral Ferreira, colaborador habitual do sítio – que reproduz texto original de Lenio Streck. Amaral Ferreira é advogado formado em Direito pela Unifra, com especialização (na área de Violência Doméstica contra Criança e Adolescente)  na USP e  mestrado em Integração Latino-Americana.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo