Eleições 2010. Tem alguém louquinho pra ser vice. Se possível, do candidato apoiado por Lula
Está assim, a coisa, dois anos antes do pleito. Haverá um candidato competitivo, e põe competitivo nisso, a ser apoiado pelo presidente Lula. Deverá ser um petista. Se a decisão fosse hoje, tem até nome: Dilma Rousseff. E haverá outra chapa na linha de frente, capitaneada por um tucano. Há controvérsias, mas tende a ser José Serra – se Aécio Neves não atropelar por fora.
Ninguém leva a sério uma possível candidatura de peemedebista, apesar da estrutura partidária, na verdade, uma confederação. Então, são mesmo dois pólos. Um governista, outro de oposição. E o debate começa a se dar em torno dos concorrentes a vice. Um deles está louquinho pra ser: Ciro Gomes (na foto de Antonio Cruz, da Agência Brasil), do PSB. Leia, a propósito, o que escreve o jornalista Ricardo Noblat. A seguir:
Ciro Gomes procura um candidato a presidente
Duas vezes candidato a presidente da República, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) topa ser candidato a vice em 2010. Está à procura de um candidato a presidente para completar sua chapa.
Mais de uma vez ele já disse ao governador Aécio Neves, de Minas Gerais, que aceitaria ser candidato a vice dele caso o PSDB prefira Aécio ao governador José Serra como candidato à sucessão de Lula. Mais de uma vez também já disse à ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, que está disposto a ser vice em uma chapa encabeçada por ela.
Ciro apenas está sendo realista. Só há uma chance de ele ser candidato a presidente com esperança de vencer: se Lula desistisse de bancar o nome de Dilma. E se convencesse o PT a apoiá-lo. É mais fácil para qualquer um de nós cruzar por aí com o mico-leão-dourado do que essas duas coisas acontecerem…
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota Ciro Gomes procura um candidato a presidente, de Ricardo Noblat. E clique aqui para ler outras análises e informações do jornalista.
Leia também a reportagem Ciro diz considerar eventual chapa com Dilma para 2010, de Maria Angélica Oliveira, do G1, o portal de notícias das Organizações Globo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.