As organizações franciscanas de Santa Maria, das quais o Centro Universitário (Unifra) é a marca mais conhecida, mas também delas faz parte, por exemplo, o Colégio Sant’Anna, mais uma vez figura entre as maiores empresas do Sul do País.
A Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis (Scalifra) a, digamos, razão social do grupo, caiu uma posição em relação ao ranking anterior produzido pela Revista Amanhã, uma das maiores publicações do País no setor de economia e, certamente, a mais conhecida e afamada nos três estados do Sul.
O grupo, que é o único de Santa Maria a constar na relação, era o 267º em 2012, agora é o 268º conforme os itens avaliados pela revista, com o apoio da PwD, uma empresa de consultoria. Entre os itens avaliados estão, por exemplo, Patrimônio Líquido, Receita Bruta, Liquidez, Lucro Líquido e Rentabilidade.
Como curiosidade, entre as 500 maiores há 182 empresas paranaenses e 116 catarinenses. Ainda assim, das 202 organizações gaúchas na relação, apenas três estão entre as cinco maiores. Uma, aliás, é a campeã. No caso, a siderúrgica Gerdau. As outras duas são do ramo financeiro: Banrisul (10ª) e Sicredi (12ª).
Entre as gaúchas, a maior parte está localizada no eixo Grande Porto Alegre/Serra/Vale dos Sinos. São 78 sediadas na capital, 23 em Caxias do Sul, 9 em Bento Gonçalves, 8 em Erechim, 6 em Passo Fundo, 5 em Novo Hamburgo e 4 em Canoas.
Todo o ranking, com seus amplos detalhes, e ainda as outras 500 empresas (consideradas emergentes), e que completam o total de mil, estão na versão impressa da revista Amanhã, edição agosto/setembro, que já começou a circular nas bancas do País.
Se não fosse a UFSM, essa cidade seria como uma outra qualquer da fronteira oeste. Milico não dá retorno algum para o município,a mentalidade empresarial é tacanha e os representates políticos não tem peso algum, ou seja, só as "freiras" para nos representarem nessa lista.
Dizem também dos "vendilhões do Templo".
Não dizem que "Deus proverá"?