LUNETA ELETRÔNICA. Schirmer e KMW, Mujica acá, 137 mil carros, Feirão, Quinteto Persch, Parada livre…
* Em apenas 6 anos e meio, a frota de veículos em circulação na cidade cresceu estratosféricos 65%. Passou dos 89.231 de 2007 para 137.595 em julho passado.
* Santa Maria tem, assim, um veículo para cada dois habitantes. Do total, 61% são automóveis, 19% são motocicletas e 12 % são utilitários, caminhonetes e camionetas.
* As informações foram repassadas nesta terça-feira, pelo estatístico do Detran-RS, Jaimar Monteiro, que trouxe dados compilados neste ano.
* Monteiro foi um dos participantes de ENCONTRO que debateu o Balada Segura, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, com a participação de integrantes do comitê local do programa, com a participação da Prefeitura.
* Aliás, além do número de carros, também ampliou-se a quantidade de condutores habilitados. Eram 93.786 em dezembro de 2007 e são 120.201 agora.
* Dado interessante também é o relativo às infrações de trânsito: foram nada menos que 46.086 registradas no ano passado. O maior número de multas foi por estacionar em local indevido (11.475), seguido por excesso de velocidade (8.356).
* Está já na fase de acabamento a obra da unidade santa-mariense de manutenção da KMW, uma das maiores indústrias bélicas do planeta.
* A informação é do diretor geral da empresa no Brasil, Christian Böge, ao prefeito Cezar Schirmer, que visitou as instalações – distantes pouco mais de 3,5 km da Ulbra – na tarde passada.
* A unidade da KMW possui três pavilhões, sendo o principal de dois mil metros quadrados, que abriga a futura sede administrative da indústria.
* “A KMW está adotando o que há de mais moderno em ambiente, segurança, condições de trabalho e funcionalidade”, salientou Schirmer, em visita às dependências da obra.
* Esta é considerada a primeira etapa do projeto de implantação da filial em Santa Maria. Em uma segunda fase será construída a pista de testes de carros de combates.
* A direção do Grupo Hospitalar Conceição entregou, nesta terça, seu Pacto de Combate ao Racismo do GHC para a Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e Outras Formas Correlatas de Discriminação da Assembleia Legislativa e para o governo do Estado.
* O documento firma compromisso da instituição de saúde para propor medidas para eliminar práticas de racismo.
* Para o coordenador da Frente, Valdeci Oliveira, a adesão vai ampliar a discussão. “Os hospitais do GHC recebem milhares de pessoas diariamente. As iniciativas podem desencadear reflexões importantes para a erradicação do racismo e de outros preconceitos”.
* O presidente uruguaio, José Pepe Mujica, está no Rio Grande nesta quarta. Ele participa de uma série de encontros relativos às ações de cooperação entre o Estado e o Uruguai.
* Mujica, conforme o RELATO da assessoria de imprensa do Palácio Piratini, além de uma série de visitas, também participa de ato solene, às 2 da tarde, no Palácio Piratini. Nele haverá uma apresentação das ações de cooperação entre gaúchos e uruguaios.
* A Rua 24 Horas e a Praça Saturnino de Brito estão recebendo, até sexta, mais um Feirão da Cidadania, entre 8 da manhã e 6 da tarde.
* Nos dois locais é possível encontrar produtos coloniais, caseiros, artesanato e da agroindústria familiar, entre outros. A promoção do Feirão é do Projeto Esperança/Cooesperança e dos grupos associados à economia solidária.
* Nesta quinta, a Fundação Ecarta e a prefeitura, via Secretaria de Cultura, promovem a apresentação do Qinteto Persch, no Theatro Treze de Maio, a partir das 8 da noite.
* O Quinteto Persch, formado pelos acordeonistas Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden, comemora 15 anos ininterruptos em 2014 e contabiliza mais de 200 apresentações em diversas cidades brasileiras.
* O espetáculo faz parte do projeto Ecarta Musical e tem apoio do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS). O ingresso é doação de material escolar.
* O grupo busca difundir o acordeon por meio da música de câmara e do repertório erudito. No repertório, obras, entre outras, de Ferenc Farcas, Aram Khatchaturian, Modest Mussorgsky, Astor Piazzola e Carlos Gomes.
* No domingo, a Gare da Estação Férrea será mais uma vez palco da diversidade e da alegria com a realização da 13ª Parada Livre da Região Centro do Estado.
* A programação prevê a realização de shows musicais, performances artísticas e participação de transformistas, travestis e drag queens. A Parada Livre acontece a partir das 3 da tarde, com entrada franca.
* Antes, na sexta, acontece uma Aula Pública, na Praça dos Bombeiros, às 6 da tarde. Na pauta, temas como preconceito e direitos da população LGBT estarão na pauta.
Pouca multa. Fenômeno que acontece em diversos lugares, mas fica mais fácil de explicar citando um caso. Esquina Serafim Valandro com Presidente Vargas. Logo depois da esquina existe carga/descarga e uma parada de ônibus da linha que vai para a universidade. Chance de obstruir o trânsito. Pessoal impaciente e esperto que quer subir a Serafim em direção ao centro ve que o sinal esta fechando/vai fechar e que, do outro lado da avenida, o trânsito está parado na Serafim. Vai adiante e para obstruindo o fluxo que desce a avenida na direção centro-bairro. Fiscalização deveria largar os estacionamentos e ir para os cruzamentos ocasionalmente. Preferencialmente numa sexta-feira. E sentar a caneta.