Arquivo

Reforma. Schirmer defende a lista fechada. E ainda não se decidiu sobre a ‘flexível’

Conversei alguns minutos com o deputado Cezar Schirmer, do PMDB, no final da manhã deste sábado. Foi o day-after da justa homenagem que ele recebeu, na noite de sexta, pelos 35 anos de carreira política. E que, embora informal (e sem a afirmação nesse sentido) se constituiu no pontapé inicial de sua terceira campanha consecutiva para a prefeitura de Santa Maria.

 

Este, porém, não foi o assunto dominante da conversa – da qual participaram os também peemedebistas Robson Zinn e Maicon Di Giacomo. O tema (e só havia tempo para um, afinal) escolhido por mim para a pergunta foi a reforma política, que deve ser votada entre terça e quinta, pela Câmara dos Deputados.

 

Conceitualmente, Schirmer é favorável ao voto distrital misto. Mas, tanto quanto este (nem sempre) humilde repórter, entende que não há condições de ser aprovado. Quanto mais não seja porque, se já são difíceis as chances de mudar alguma coisa com maioria absoluta na Câmara, imagine com a necessidade de quorum de 3/5 dos votos, no caso de mudança constitucional – o que seria o caso da implantação do distrital.

 

O deputado santa-mariense tem a firme convicção, foi o que pareceu, que houve erro de condução na votação na última semana, por parte de quem defende o voto em lista fechada. Que, acha Schirmer, poderia ter passado, na quarta-feira. No entanto, ficou tudo para a semana que está começando amanhã.

 

A tentativa de acordo em torno de uma emenda substitutiva, instituindo a lista flexível, não parece a melhor coisa para o Brasil, no entendimento de Schirmer, que é favorável à lista fechada. Pelas razões mesmas que eu defendo: o fortalecimento dos partidos, em detrimento de interesses individuais. O que é bom para a democracia. Nela, na fechada, o deputado votaria. Tem dúvidas em relação à flexível. No entanto, e isso é apenas sensação claudemiriana, deverá ser favorável. Seria o mal menor. Mas é só um palpite, nada além disso.

 

SUGESTÃO DE LEITURAClique aqui, se desejar ler a cobertura da homenagem a Cezar Schirmer, feita pelo Diário de Santa Maria, em texto assinado pela repórter Alexandra Zanela.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo