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MARCAS. Ok, o champagne é deles e pra cá sobra o espumante. Mas cachaça é nossa, diz Luciana Manica

“…E que isso tem de tão diferente? Os produtos e os serviços com algum dos selos acima podem custar até 30% mais caros, pela qualidade certificada, o que garante competitividade. Existem hoje no Brasil 39 produtos protegidos com a IG, número pequeno, levados em conta os mais de 400 na Itália e 300 em Portugal. Até hoje, infelizmente, selecionamos o café pela marca e não pela procedência, e assim fazemos até com os preciosos vinhos. Aliás, café bom é o que não fica pra nós!

Falando em vinho, não podemos deixar de mencionar a França, que faz uso de termos encontrados em diversos produtos por aqui, como as Denominações de Origem Controlada (DOC). As regras para produção de Champagne foram a base para as DOCs naquela terrinha e hoje faz com que respeitemos que a “verdadeira champagne” é dos franceses. Nós, no máximo, fabricamos espumantes...”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “Champagne de lá, cachaça e cajuína de cá”, de Luciana Manica Gössling. Ela é advogada, professora da Fadisma – de Direito da Propriedade Intelectual, Direito Internacional Privado, Direito Comunitário e da Integração – e especialista em Propriedade Intelectual. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!

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