CidadaniaInternetTecnologia

MUNDO DIGITAL. Leonardo Foletto e os ‘criptopunks’. Ah, e Julian Assange, de longe, o mais conhecido deles

leonardo chamada“…De alguns anos pra cá, nesta segunda década dos anos 2000, tem se falado de outros “outsiders” do mundo digital, muito menos glamorosos que os cybers: os criptopunks (em inglês, “cypherpunks”). São defensores radicais da liberdade de informação na rede, hackers que usam e abusam da criptografia para se proteger da vigilância dos governos e das grandes corporações. Seu lema é “transparência para os fortes, privacidade para os fracos”; não por acaso a frase de ordem do Wikileaks e seu líder, Julian Assange, o mais conhecido dos criptopunks.

Uma de suas obras principais é “Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet”, publicado em 2013 pela Boitempo. Trata-se de uma compilação de conversas de Assange com quatro de seus amigos criptopunks, todos hackers de primeira linha: Jacob Appelbaum, especialista em segurança em computadores e faz parte da equipe do TOR, o mais conhecido software que permite a navegação anônima na rede; Andy Müller-Maguhn, membro do Chaos Computer Club, a principal organização de hackers da Europa, criada em 1981 em Berlim e um dos mais combativos coletivos mundiais em defesa do anonimato da rede…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “Defensores da liberdade na rede: os criptopunks”, de Leonardo Foletto. Ele é jornalista (Universidade Federal de Santa Maria, 2007), mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2009) e doutorando em Comunicação e Informação (UFRGS), onde pesquisa a cultura hacker.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo